Prefeitura e Estado renovam convênio do Vivaleite em Araraquara

Prefeito Marcelo Barbieri ressalta importância do programa de segurança alimentar, que beneficia milhares de crianças

Fotógrafo: Sergio Pierri
04/12/2013 - 03h30

O prefeito Marcelo Barbieri e o secretário estadual de Desenvolvimento Social Rogério Hamam renovaram o convênio Vivaleite, na manhã dessa terça-feira (3), em Araraquara. Cerca de vinte municípios da região também assinaram o novo contrato.

O encontro foi realizado no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri e o convênio firmado entre o Estado e 26 municípios da região de Araraquara garante a distribuição de leite a crianças de seis meses a seis anos e onze meses de idade, de famílias de baixa renda.

O prefeito Marcelo destacou a importância do programa Vivaleite, que em Araraquara existe há mais de dez anos e beneficia atualmente 1.036 crianças, que recebem, juntas, 15.540 litros do produto por mês, em 18 postos de distribuição.

“É um leite pasteurizado de alta qualidade nutricional, porque contém um baixo nível de gordura e fontes de vitaminas A e D e sua distribuição é fundamental para as famílias de baixa renda”, enfatizou.

Marcelo também elogiou a postura do governador Geraldo Alckmin pela renovação do convênio com os municípios e pela seriedade do programa. “Além de garantir o complemento alimentar às crianças assistidas, o Vivaleite ainda gera mais emprego e renda na cadeia produtiva”, acrescentou o prefeito.

O secretário Rogério Hamam ressaltou a importância do Vivaleite. “Trata-se de um programa de segurança alimentar, que beneficia 562 mil famílias e 93 mil idosos em todo o Estado de São Paulo, com a distribuição de 117 milhões de litros por ano”, explicou. 

Trâmites

Para continuar a receber o leite enriquecido, a mãe ou responsável deve assumir alguns compromissos, como manter a vacinação da criança em dia, buscar o leite na data e horários combinados e comparecer às palestras informativas sempre que forem agendadas.

Também é preciso levar a criança beneficiária para pesar e medir a cada quatro meses, assinar a ficha de controle de recebimento do leite e não faltar à entrega do produto por mais de três vezes consecutivas sem justificativa.

Além de Araraquara, participaram da solenidade prefeitos ou representantes de Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão, Boa Esperança do Sul, Nova Europa, Motuca, Matão, Santa Ernestina, Taquaritinga, Fernando Prestes, Cândido Rodrigues, Ibitinga, Borborema, Trabijú, Ribeirão Bonito, Descalvado, Porto Ferreira e São Carlos.

Participaram também o diretor estadual do Projeto Vivaleite, Antonio Carlos Pupo de Freitas, a diretora regional da Drads (órgão da Secretaria Estadual de Assistente Social) Andréia Cristina Pastore, e os vereadores araraquarenses Aluisio Braz (Boi), Jair Martineli, Edna Martins e Pastor Raimundo Bezerra.

Também estiveram presentes os secretários municipais José Carlos Porsani (Assistência e Desenvolvimento Social), Orlando Mengatti Filho, o Nino (Governo), Eli Schiavi (Segurança Pública) e Renato Haddad (Cultura), além de outros representantes do governo e da população.