Revista Veja destaca melhorias do trânsito de Araraquara

As mudanças do trânsito em Araraquara foram citadas em reportagem da edição 2.351 da Revista Veja intitulada “A solução que não se vê”, de dezembro deste ano

Fotógrafo: Sergio Pierri
10/12/2013 - 03h41

Melhorias no trânsito

A matéria cita exemplos de cidades do interior paulista que utilizam o big data – expressão que define a abundância de dados- para solucionar diversos problemas, incluindo os de trânsito- para identificar padrões, analisá-los e criar meio de impedir novas ocorrências.

A revista cita as intervenções na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, realizadas neste ano, que reduziram em 85% o número de acidentes de trânsito no local.

Segundo o prefeito Marcelo Barbieri, as intervenções realizadas pela Prefeitura em diversos pontos da cidade têm contribuído para aumentar a segurança dos motoristas e pedestres, evitando engarrafamentos e aumentado a fluidez do trânsito.

Neste ano, a Prefeitura colocou semáforos em três rotatórias ao longo da Via Expressa para reduzir as ocorrências. Outra intervenção foi no trecho da Rua 9 de Julho entre as avenidas São Paulo e José Bonifácio que melhorou a fluidez do tráfego, beneficiando motoristas particulares e passageiros do transporte coletivo.

De acordo com o coordenador de Mobilidade Urbana, Coca Ferraz, em 2013 o índice de vítimas fatais no trânsito caiu 60% em relação ao ano passado. O número de vítimas foi reduzido em 40% e os acidentes graves, 20%.

Ainda de acordo com a reportagem, para ampliar os esforços de prevenção, um banco de dados disponível para todos municípios paulistas pretende integrar várias secretarias em cada solução. Até agora, 438 das 645 cidades paulistas aderiram ao sistema.

Congresso

Em outubro deste ano, as melhorias no trânsito de Araraquara também foram tema de palestra no XVI Congresso Chileno de Ingeniería de Transport, na Facultad de Ciencias Fisicas y Matemáticas da Universidad de Chile, em Santiago, ministrada por Coca Ferraz.