Fotógrafo: Sergio Pierri
04/01/2014 - 15h13
Coxinhas de Bueno
Considerada uma das melhores cidades do país de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), Araraquara voltou ao cenário nacional na manhã dessa sexta-feira (3), desta vez em relação ao seu potencial gastronômico.
Em reportagem do programa ‘Bem Estar’, da Rede Globo de Televisão, apresentado por Flávia Freire, as tradicionais coxinhas de Bueno de Andrada foram citadas como uma das boas alternativas do município para quem gosta de aliar um saboroso petisco com um passeio turístico.
Localizado a cerca de 14 quilômetros ao Norte de Araraquara, o distrito de Bueno de Andrada vem se constituindo em um grande pólo regional de gastronomia turística.
Tudo começou com as coxinhas douradas da Família Freitas, conhecidas nacionalmente após uma crônica elogiosa de Ignácio de Loyola Brandão, publicada no jornal ‘O Estado de S. Paulo’, há 13 anos.
Na sequência vieram os festivais do milho verde e seus derivados, realizado normalmente em junho, e o de caldo de cana e pastel, em setembro, que desde 2010 também têm atraído, a cada edição, milhares de turistas de várias regiões do Estado, além dos araraquarenses e as cidades vizinhas.
Boa infraestrutura
Na gestão do prefeito Marcelo Barbieri, a Prefeitura de Araraquara tem investido em obras de infraestrutura em Bueno de Andrada, valorizando o distrito como ponto turístico na região. Entre elas, a implantação do Telecentro Comunitário, a instalação do Programa Internet para Todos, o recapeamento em 100% das ruas e avenidas, manutenção da estação de tratamento de água e esgotos, recuperação da vicinal, construção de sanitários públicos na praça e a nova unidade de saúde da família (ESF).
Além disso, providenciou a reforma da escola municipal, implantou a base comunitária da PM, realizou melhorias no centro comunitário e promoveu o plantio de 1.600 árvores.
O distrito teve origem há 115 anos, quando da inauguração da Estação de Bueno de Andrada, antiga Itaquerê, em 1º de outubro 1898.