Escolas já iniciaram seus ensaios e aguardam a comunidade para a festa
Fotógrafo: João Carlos
22/01/2014 - 02h26
Carnaval
Dada a largada para o Carnaval Para Todos 2014! A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart, acompanhadas pela LESEC – a Liga das Escolas de Samba – definiram a data do desfile das Escolas de Samba da cidade e também da apuração das notas.
No sábado, dia 01 de março, cinco escolas serão destaques no desfile que acontecerá na Passarela do Samba, no Cear, a partir das 19h45, com entrada gratuita. Participam: Mancha Araraquara, Nação Quilombola, Gaviões do Selmi Dei, Morada do Sol e Victorio De Santi. A apuração das notas e o resultado do desfile serão conhecidos no dia 05 de março (quarta-feira), às 15 horas, no Cear. A premiação será para as três primeiras escolas colocadas.
De acordo com o secretário municipal da Cultura, Renato Haddad, este ano haverá um repasse de R$ 30 mil reais para cada escola, como no ano passado. Haddad lembra que para quem aprecia, o Carnaval é um momento de total descontração. Nesses dias, livre de horários e compromissos, o caminho é passar pelas escolas e ir entrando no clima.
As escolas já iniciaram seus ensaios e aguardam a presença da comunidade araraquarense para participar dos ensaios e também do desfile. Os interessados devem procurar os responsáveis nos ensaios, que acontecem em dias variados (confira no final da matéria).
O presidente da Liga das Escolas de Samba, Eduardo Ramos da Silva, lembra que as pessoas que têm interesse em conhecer o trabalho da montagem de um carro alegórico, podem comparecer ao barracão localizado no Cear, onde as escolas realizam juntas seus trabalhos. “O barracão do Cear é a nossa ‘mini cidade do samba’. Só tem no Rio e aqui: todas as escolas trabalham unidas em um mesmo espaço”.
Em 2013, a Mancha Araraquara levou a melhor e garantiu o troféu de 1º lugar, enquanto a Nação Quilombola ficou com o 2º. O 3º lugar ficou com a escola Gaviões do Selmi Dei e a 4ª posição com a Unidos da Morada do Sol. A Benê do Victorio De Santi, única escola do Grupo B o ano passado, alcançou a pontuação necessária e teve acesso às escolas do Grupo A.
Vale destacar que no dia 23 de fevereiro, domingo, a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart programaram um “Esquenta” para o Carnaval, que será realizado em frente ao Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva. O evento reunirá os sambistas da cidade para um grande show musical, com transmissão ao vivo pela Rádio Morada do Sol, e que marcará o início oficial do Carnaval Para Todos 2014.
Ensaios das escolas de samba:
Mancha Araraquara
Dias: terças, quintas e domingos
Horário: a partir das 19h30
Local: Quadra da Mancha, na Rua José Luiz Torquato, 246 – Cruzeiro do Sul
Nação Quilombola
Dias: segundas, quartas e sextas-feiras
Horário: a partir das 19 horas
Local: ACAAR (atrás do Tiro de Guerra, na Vila Xavier)
Gaviões do Selmi Dei
Dias: todos os dias
Horário: a partir das 19 horas
Local: Caic do Selmi Dei
Unidos da Morada do Sol
Dias: segundas, quartas e sextas-feiras
Horário: a partir das 19h30
Local: Estádio Municipal, no Jd. Botânico
OBS: Terças, quintas e domingos: os ensaios serão em bairros diversificados
Benê do Victório de Santi
Dias: terças e quintas-feiras
Horário: a partir das 19h30
* Aos sábados: às 16h
Local: Centro Cultural do Vitório De Santi (Rua Francisco Zavati)