Araraquara se destaca em educação profissionalizante

23/01/2014 - 02h58

Premiação nacional do Sebrae incentiva micro e pequenos negócios a buscarem resultados em produtividade, rentabilidade e competitividade; edição 2013 teve número recorde de inscrições no país e na região; em Araraquara uma empresa que atua em educação foi finalista entre mais de 93 mil empresas participantes no Brasil.

Foram mais de 93 mil micro e pequenas empresas (MPEs) de todo o País inscritas em 2013 na 6ª edição doMPE Brasil, Prêmio de Competitividade do Sebrae, do Movimento Brasil Contemporâneo (MBC), da Gerdau e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). E o Cebrac de Araraquara se destacou como finalista em “Serviços de Educação” entre as mais de 26 mil participantes no Estado de Paulo. A premiação nacional inclui mais sete categorias – Indústria, Comércio, Agronegócio, Serviços de Turismo, Serviços de TI, Serviços de Saúde, e outros serviços, além de destaques em Responsabilidade Social e Inovação – e vem ganhando cada vez mais engajamento das micro e pequenas empresas brasileiras. 

Para o consultor de Qualidade do Sebrae-SP Araraquara Evandro Di Tódaro Júnior, essa adesão em todo território nacional é uma oportunidade de as empresas medirem e avaliarem gratuitamente indicadores, validados internacionalmente, de boas práticas de gestão que se transformam em ganhos de produtividade, rentabilidade e competitividade: marcas de todo o negócio bem-sucedido.

“O número de inscrições aumenta a cada ano, e as empresas que se destacam nesse universo cada vez mais concorrido confirmam que estão no caminho certo, avançando e melhorando a gestão, o padrão de qualidade e os resultados no mercado. O prêmio é importante para incentivar e reconhecer publicamente esses empreendimentos que geram emprego, renda e contribuem para o desenvolvimento do país. Ficamos muito orgulhosos com os resultados do Cebrac de Araraquara em 2013 e esperamos que seja exemplo e motivação para as micro e pequenas empresas da nossa região participarem da edição 2014 em busca de qualificar e aprimorar continuamente a forma de conduzir seus negócios”, diz o consultor. As inscrições deste ano serão abertas a partir de março. 

Para o gerente regional do Sebrae-SP, Daniel Palácio, que atende 19 cidades na região de Araraquara, a premiação destaca e fortalece as empresas, os municípios e a região participantes e mostra que a gestão otimizada está ao alcance dos pequenos negócios do interior. Os números confirmam que o mercado exige cada vez mais profissionalização e inovação na busca por competitividade. O Cebrac Araraquara tem se destacado e é um ótimo exemplo de atitude empreendedora na nossa região, afirma. 

Reconhecimento – Na quinta-feira, dia 23 de janeiro, o Cebrac de Araraquara, franquia que atua em qualificação profissional e acesso ao mercado de trabalho, receberá a certificação do Sebrae-SP e do prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, em reconhecimento aos resultados como finalista da 6ª edição do MPE Brasil - Prêmio de Competitividade às Micro e Pequenas Empresas. A premiação avalia e reconheceas iniciativas, ações e atividades das micro e pequenas empresas na aplicação de tecnologias e métodos de gestão que tenham resultados em ganhos de produtividade, rentabilidade e competitividade. Em 2013, a 6ª edição do prêmio recebeu mais de 93 mil inscrições no paíse 42.600 completaram o processo de avaliação. No Estado de São Paulo foram mais de 26 mil participantes; o Cebrac em Araraquara ficou entre as 30 finalistas. “Além da chance de concorrer ao título de melhor MPE do ano em seu segmento, as empresas participantes recebem diagnóstico gratuito sobre a situação da gestão do negócio, elaborado com base no Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)”, explica o consultor do Sebrae-SP Araraquara, Evandro Di Tódaro Júnior. 

Resultados – A unidade de Araraquara do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) foi inaugurada em março de 2002. Hoje são mais de 900 alunos, um crescimento de quase 600% em sete anos de atuação. Abrange um público de 11 a 94 anos de idade, do ensino fundamental e médio – especialmente da rede pública – à aposentadoria em cursos livres e profissionalizantes em diversas áreas de atuação como administração de empresas e desenvolvimento pessoal; saúde e informática, entre outras. A equipe atual conta com 30 pessoas, entre professores e pessoal de atendimento. Ao todo são mais de 140 unidades no Brasil, com mais de 40 cursos em sete áreas do conhecimento. “O Cebrac Araraquara se diferencia pela qualidade dos cursos e principalmente pelos benefícios oferecidos aos alunos, como as oficinas de português, matemática e inglês, os plantões de dúvidas, palestras, visitas técnicas, além do engajamento dos alunos e da equipe de trabalho em campanhas solidárias, como, por exemplo, a de doação de agasalhos, brinquedos para crianças de baixa renda, curso de marketing pessoal para detentas da penitenciária feminina e também movimentos voltados à sustentabilidade, como o EcoCebrac, que promove debates e ações de melhoria da qualidade de vida e preservação dos recursos naturais”, destaca o sócio-proprietário e gestor do Cebrac Araraquara, Gustavo Henrique Sanchez, e complementa: “Foi muito importante participar do prêmio, pois a avaliação validou nossas boas práticas e nos norteou em relação aos pontos em que precisamos evoluir. A sensação é que estamos no caminho certo. Dentre os vários fatores que nos levaram a ser um dos finalistas, eu destacaria a busca constante por melhorias e o alinhamento da equipe com a missão da empresa. Cada colaborador sabe a importância do seu papel e todos participam ativamente das decisões. Para este ano, nosso objetivo é promover melhorias na gestão do negócio com base nos pontos levantados na avaliação do prêmio e otimizar os projetos internos, principalmente a Feira Nacional do Empreendedorismo e a campanha EcoCebrac”.  

Utilidade pública – O Cebrac mantém uma agência de empregos própria e oferece diversos serviços gratuitos de utilidade pública para a população, como confecção de currículos, mural de ofertas de emprego e encaminhamentos ao mercado de trabalho.  “Desde 2006, confeccionamos mais de 30 mil currículos gratuitamente para a população; em 2013 foram 7.295 currículos e mais de 3.700 encaminhamentos para empresas de Araraquara e região”, contabiliza. Como resultados financeiros, a empresa teve um aumento de 700% no faturamento de 2006 em relação a 2013. Segundo Sanchez, a franquia local tem registrado em média 97% de satisfação em pesquisa realizada com os alunos. “Problemas financeiros e dificuldade para conciliar trabalho e estudo são os principais motivos apontados pelos alunos para interromper os cursos”, explica. 

Mural de empregos 

Desde 2006, confeccionamos mais de 30 mil currículos gratuitamente para a população; em 2013 foram 7.295 currículos e mais de 3.700 encaminhamentos para empresas de Araraquara e região

Dentre os vários fatores que nos levaram a ser um dos finalistas, eu destacaria a busca constante por melhorias e o alinhamento da equipe com a missão da empresa. Cada colaborador sabe a importância do seu papel e todos participam ativamente das decisões

Para o gerente regional do Sebrae-SP Araraquara, Daniel Palácio, que atende 19 cidades na região, a premiação destaca e fortalece as empresas, os municípios e a região participantes e mostra que a gestão otimizada está ao alcance dos pequenos negócios do interior. Os números confirmam que o mercado exige cada vez mais profissionalização e inovação na busca por competitividade. O Cebrac Araraquara tem se destacado e é um ótimo exemplo de atitude empreendedora na nossa região, afirma.