Pasta municipal passa a funcionar no complexo da Arena da Fonte, junto com a Central de Videomonitoramento
Fotógrafo: Sergio Pierri
25/02/2014 - 02h03
Nova Sede
Desde a tarde dessa segunda-feira (24), a Secretaria Municipal de Segurança Pública atua em nova sede em Araraquara, no complexo do estádio da Arena da Fonte, junto à Central de Videomonitoramento.
A cerimônia de transferência, liderada pelo prefeito Marcelo Barbieri, foi acompanhada pelo secretário de Segurança José Antonio Spera, pelo vice-prefeito e coordenador de Mobilidade Urbana, Coca Ferraz, pelo secretário de Governo Nino Mengatti, além de vereadores, demais secretários municipais e outros representantes do governo. Até então, a Secretaria funcionava na Rua Nove de Julho, ao lado do Centralizado da Prefeitura.
Segundo o prefeito Marcelo, a nova sede visa “fortalecer ainda mais as ações de segurança pública na cidade”, que envolvem a Guarda Civil Municipal em parceria com as outras forças policiais do município, como Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Federal.
O prefeito destacou o trabalho dos 89 guardas municipais e enfatizou que o efetivo ganhará novos integrantes, mais equipamentos e veículos, além de novas e modernas câmeras de monitoramento.
“A nossa Guarda Municipal é um orgulho para a cidade, pelo seu alto conceito junto à população, porque realiza um trabalho sério e compromissado com a segurança pública”, enfatizou Marcelo.
Apoio
Também o secretário municipal de Segurança Pública, José Antonio Spera, elogiou as ações da GCM e a parceria da Prefeitura com as polícias de Araraquara e com o governo federal, com a futura implantação do programa 'Crack é Possível Vencer'.
Spera destacou ainda o apoio do governo do prefeito Marcelo às ações de segurança pública na cidade e os novos investimentos que serão feitos na Guarda Municipal.
O vereador Tenente Santana também ressaltou o trabalho integrado das forças de segurança da cidade, a partir da GCM. “Por isso o prefeito Marcelo pode contar sempre com o apoio do Legislativo”, afirmou o parlamentar.
Também prestigiaram a cerimônia os vereadores Aluisio Braz (Boi), Elias Chediek, Jeferson Yashuda e Adilson Vidal; os secretários municipais vereador Geicy Sabonete (Esportes e Lazer), vereador José Carlos Porsani (Assistência e Desenvolvimento Social), Renato Haddad (Cultura); Silvia Brunetti (Articulação Institucional e Participação Popular); além do coordenador da GCM, Marcos Roberto da Silva; a presidente da Morada do Sol S/A, Eneida Mirada de Toledo e o presidente do Conseg, Carlos de Abreu; além de outros integrantes da GCM.
Infraestrutura
Em dezembro de 2012, a Prefeitura criou a Corregedoria da Guarda Civil Municipal e anunciou a liberação de R$ 878 mil, obtidos em convênio com o Ministério da Justiça, para a compra de equipamentos, uniformes e viaturas para a melhoria dos serviços prestados pela GCM.
Desde julho do ano passado, a GCM conta com 25 armas elétricas incapacitantes (não-letais), além de novos veículos, rádios comunicadores HT, telefones, computadores, impressoras e mobiliário.
A Secretaria Segurança deverá instalar, em breve, em pontos estratégicos da cidade, 6 câmeras com sistema de leitura de placas de automóveis, com recursos de R$ 185.700,00, do Pronasci, órgão do Ministério da Justiça.
Criada em 2009, a Secretaria Municipal de Segurança Pública engloba também a Defesa Civil e é integrada ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).