Secretaria de Segurança retoma ações do Gabinete de Gestão

Encontro realizado pelo prefeito Marcelo Barbieri, no sexto andar do Paço Municipal, envolveu diversos setores de Araraquara

Fotógrafo: Sergio Pierri
25/02/2014 - 02h07

Na manhã dessa segunda-feira (24), o prefeito Marcelo Barbieri liderou a reunião que marcou a retomada dos debates do GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), órgão composto por diversos segmentos responsáveis pela segurança pública em Araraquara.

Durante o encontro, realizado no sexto andar do Paço Municipal, foram debatidos vários assuntos relativos ao tema, como o combate ao uso de drogas no conjunto habitacional Residencial dos Oitis, localizado no Jardim Iguatemi.

Segundo o prefeito Marcelo, que ressaltou a importância do GGM-I para o município, “a atual administração está trabalhando firme e forte com os demais órgãos públicos, visando aumentar a segurança da população”.

Marcelo citou como exemplo os novos investimentos em câmeras de monitoramento que registram a leitura de placas dos veículos e serão instaladas em breve na cidade.

O secretário municipal de Segurança Pública, coronel José Antonio Spera, citou a inclusão de Araraquara no programa federal ‘Crack, é Possível Vencer’, cuja liberação de recursos pelo Ministério da Justiça permitirá a aquisição das novas câmeras e de outros equipamentos públicos.

Spera acrescentou que a instalação da Secretaria de Segurança Pública e do GGI-M foram “fatores determinantes” para o Ministério da Justiça aprovar os projetos e, consequentemente, os recursos financeiros para o combate ao uso de drogas e o tratamento de dependentes químicos.

Relatório

Já o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, detalhou a ação desenvolvida por vários órgãos públicos, no mês passado, no Residencial dos Oitis. O relatório foi enviado ao Ministério Público e à Caixa Econômica Federal.

O secretário de Segurança Pública também abordou sobre a necessidade de ações na Avenida Padre Anchieta, ponto de prostituição. “A Secretaria vai trabalhar para que novas câmeras sejam instaladas no local”, disse José Antonio Spera..

O secretário municipal de Governo, Orlando Mengatti Filho, o Nino, disse que o Ministério da Justiça classifica as ações desenvolvidas em conjunto em Araraquara como “uma referência nacional” em segurança pública.

“São essas políticas públicas que motivam a instalação de novas e importantes empresas na cidade, que geram milhares de postos de trabalho e outras divisas para o município”, enfatizou Nino.

Também participaram da reunião os representantes da Polícia Militar Fabio Ferreira e Alan Esteves Gouvêa; do Corpo de Bombeiros, Marco Antonio Conte; da Polícia Rodoviária, Cesar Cardeal; da Polícia Civil, Elton Hugo Negrini, Rodrigo Maio e Meirilene de Castro Rodrigues, além de Carlos de Abreu, presidente do Conseg.

Participaram ainda os secretários municipais Arary Ferreira (Educação); Wilson Aravechia (Saúde); Renato Haddad (Cultura); Geicy Sabonete (Esportes e Lazer) e Eduardo Correa Sampaio (Negócios Jurídicos), entre outros representantes do governo.