Vacinação contra o HPV começa na segunda-feira (10)

07/03/2014 - 03h46

Saúde

A vacinação contra o vírus HPV (papilomavírus humano) terá início nesta segunda-feira (10). A vacina é destinada para meninas entre 11 e 13 anos.

A campanha de vacinação ocorrerá até 10 abril e as doses serão aplicadas nas escolas, seguindo uma determinação do Ministério da Saúde. Para quem preferir, as doses também estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde.

Segundo dados do Governo Estadual, Araraquara possui 4.389 meninas aptas a receberem a vacina. A meta é atingir 80% do público alvo, ou seja, 3.511 meninas.

A transmissão do HPV acontece através do contato direto com a pele infectada, especialmente em relações sexuais, mesmo quando não há lesões visíveis, e pode provocar lesões de pele ou mucosa. O HPV também está relacionado ao aparecimento do câncer do colo do útero.

A vacina que será utilizada é a quadrivalente, que protegerá as meninas contra o vírus HPV 6, 11, 16 e 18. A eficácia da vacina é de 98% para o câncer de colo de útero.  

Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda dose será aplicada seis meses depois da primeira aplicação, e a terceira, após cinco anos.

Ainda de acordo com o cronograma do Ministério, em 2015, a vacina passa a ser oferecida para adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos. 

Esta é a primeira vez que a vacina contra o HPV é incluída no calendário oficial do Ministério da Saúde. Entretanto, em Araraquara, a Prefeitura disponibilizou a vacina na rede pública entre 2009 e 2012.