NBB - Liderança mantida e Bauru chega ao G4

Araraquara derrotou Franca por 87 a 85

19/03/2011 - 05h10

Pinheiros manteve a primeira posição com a vitória no clássico da capital contra o Paulistano. Com a derrota de Franca e Uberlândia, Bauru chega ao grupo dos quatro melhores.
O Pinheiros/SKY continuou com a liderança do NBB ao vencer, nesta sexta-feira (18), o clássico da capital de São Paulo, diante do Paulistano/Amil, por 88 a 80. Com o resultado, o Pinheiros alcançou os 75% de aproveitamento, com uma campanha de 18 vitórias em 24 jogos. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo, e patrocínio da Eletrobras, Caixa e Penalty.
Os destaques do time vencedor foram os alas Shamell e Marquinhos, que marcaram 35 e 25 pontos, respectivamente. Pelo lado do Paulistano, o ala/pivô Felipe se destacou com um duplo-duplo de 20 pontos e 14 rebotes. Além dele, o ala/armador Betinho teve um bom desempenho, com 21 pontos e nove assistências.
"Sabíamos que seria difícil enfrentar essa jovem equipe do Paulistano. Conseguimos mais uma vitória e, agora, cada vez mais estamos dentro do G4. O nosso objetivo passa a ser a manutenção da liderança e vamos trabalhar para isso", afirmou o técnico do Pinheiros, João Marcelo.
O Flamengo continua pressionando a liderança do Pinheiros no NBB. Com a vitória sobre o Interforce/Minas, nesta rodada, por 84 a 71, os cariocas mantiveram a mesma campanha do rival paulista (18v - 6d) e perdem somente no confronto direto. O ala do time rubro-negro, Marcelinho, foi novamente o cestinha da partida, com 28 pontos, seguido do ala norte-americano do Minas, Robinson, que anotou 23.
O Uniceub/BRB/Brasília também continua na briga pela liderança do NBB, após a vitória, nesta sexta-feira, sobre o Unitri/Universo, por 88 a 74. O time da capital federal possui, agora, uma campanha de 17 vitórias em 23 jogos (73,9% de aproveitamento). O ala/pivô Guilherme Giovannoni foi o principal nome do Brasília na vitória, com um duplo-duplo de 22 pontos e 12 rebotes. Pelo lado do Uberlândia, o pivô do time mineiro, Hátila, também teve um duplo-duplo, com 15 pontos e 12 rebotes.
"A gente pensa sempre em chegar o mais alto possível, que é a liderança do NBB. Temos uma sequência bem difícil, com quatro jogos fora de casa, mas vamos com tudo para vencer e tentar voltar ao primeiro lugar", afirmou Guilherme Giovannoni.

Bauru no G4
O Itabom/Bauru acreditava, mas talvez não esperasse que nesta rodada, já faria parte do grupo dos quatro primeiros colocados. Ao vencer o Assis Basket, por 91 a 62, e ver o Vivo/Franca e o Unitri/Universo perderem seus respectivos jogos, o time de Bauru alcançou a quarta colocação do NBB, com uma campanha de 16 vitórias em 24 jogos (66,6% de aproveitamento).
Os cestinha do time vencedor foram o armador Larry Taylor e o ala/pivô Pilar, que anotaram 16 pontos cada um. Outro destaque do Bauru na partida foi o pivô Jeff Agba, que anotou um duplo-duplo de 14 pontos e 11 rebotes. O principal pontuador do jogo, no entanto, foi o armador Ricardo Giannecchini, com 17.
"É um motivo de muito orgulho para todo o projeto. Em pouco tempo, já estamos entre os melhores e brigando de igual para igual. A equipe está jogando bem e esperamos continuar trabalhando forte para se manter entre os quatro", afirmou o técnico do Bauru, Guerrinha. "Mas, só poderemos comemorar essa posição no domingo, após o outro jogo de Franca", lembrou o treinador.
Jogando fora de casa, o Vivo/Franca não conseguiu se manter no grupo dos quatro primeiros colocados do NBB. Os francanos foram derrotados pelo Araraquara, por 87 a 85. Esse foi a terceiro triunfo consecutivo do time da cidade de Araraquara, que deu um passo enorme para a classificação nos playoffs. Agora, a campanha da equipe é de sete vitórias em 23 jogos disputados (30,4%).
Os destaques do confronto foram o ala do Franca, Benite, cestinha com 27 pontos, e o ala do Araraquara, Luisinho, que anotou 25.
O Franca ainda tem como recuperar a quarta posição na tabela de classificação do NBB, caso consiga uma vitória sobre o Uniceub/BRB/Brasília, neste domingo, às 19h30, no Ginásio Pedrocão. A partida terá transmissão ao vivo do Sportv.

Deu Vitória no clássico capixaba
O Vitória Basquete/CECRE venceu o clássico capixaba, desta rodada, diante do Vila Velha/Garoto/BMG/UVV, por 87 a 75. Essa vitória ainda alimenta as esperanças do time da capital do ES para os playoffs do NBB. A equipe está, no momento, com seis vitórias em 25 jogos (24%). O ala Eddy foi o cestinha da partida com 21 pontos.
Fechando a rodada, o São José/Unimed/Vinac conseguiu uma boa vitória fora de casa diante do Winner/Limeira, por 84 a 81. O ala/armador Matheus foi o grande destaque dos joseenses, com 20 pontos. Além dele, o armador Fúlvio teve um duplo-duplo de 17 pontos e 10 assistências. Com o resultado, São José chegou à 14ª vitória em 24 jogos (58,3%).

Confira os resultados da 11ª rodada do returno do NBB:

18/03 (Sexta-feira)
Itabom/Bauru 91 x 62 Assis Basket
Vitória Basquete/CECRE 87 x 75 Vila Velha/Garoto/BMG/UVV
Araraquara 87 x 85 Vivo/Franca
Winner/Limeira 81 x 84 São José/Unimed/Vinac
Flamengo 84 x 71 Interforce/Minas
Paulistano/Amil 80 x 88 Pinheiros/SKY
Uniceub/BRB/Brasília 88 x 74 Unitri/Universo