Parceria facilita para hotéis e restaurantes de Araraquara a compra direta de hortifrutis e outros gêneros agrícolas junto ao produtor rural
08/04/2014 - 05h08
O prefeito Marcelo Barbieri prestigiou nessa segunda-feira (7) o lançamento do Programa Negócio do Campo – Produtos do Campo, feito pela Secretaria Municipal da Agricultura em parceria com o SinHores - Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Araraquara.
Por meio do programa, principalmente a rede de restaurantes de Araraquara já pode adquirir hortifrutis de qualidade diretamente dos pequenos produtores e dos assentamentos rurais do município. A procedência dos produtos terá como garantia a apresentação de um selo de qualidade, que será afixado nos estabelecimentos.
O prefeito Marcelo ressaltou a importância da parceria, lançada na sede do SinHores.
“O programa beneficiará principalmente os pequenos produtores rurais de Araraquara, incluindo os assentamentos de Monte Alegre e Bela Vista, entre outros”, ressaltou.
Ainda segundo o prefeito, este programa valoriza e fortalece o produtor rural, pela qualidade oferecida aos hotéis e restaurantes, e significa também um ganho de qualidade e uma marca do desenvolvimento da região de Araraquara.
Falando pela Câmara Municipal, o vereador Elias Chediek elogiou o lançamento. “Vai trazer bons resultados para os dois setores e por isso tem apoio do Legislativo”, resumiu.
De acordo com o secretário municipal da Agricultura, Fernando Guzzi, a parceria surge como uma “oportunidade de mercado que beneficia os dois lados envolvidos no negócio.
Guzzi confirmou que todo empresário que comprar diretamente do produtor rural receberá o selo de qualidade criado pela Prefeitura para ser afixado no estabelecimento. Além de hortifrutis, serão comercializados conservas, doces e derivados do leite, e artigos artesanais produzidos no campo.
Valores agregados
Para o presidente do SinHores, José Carlos Cardozo, o programa será benéfico a todos os envolvidos no negócio, principalmente para o setor da alimentação que em determinados períodos do ano tem dificuldades para adquirir parte desses gêneros no mercado.
Cardozo disse ainda que a expectativa pelo êxito da parceria é “altamente positiva, pela qualidade e bons preços dos produtos oferecidos pelo setor agrícola do município”.
Também os produtores e assentados rurais estão otimistas com a parceria. “A partir de agora, deve aumentar as opções de venda dos produtos”, resumiu Conceição Delfino Fuzatti, do assentamento Bela Vista.
Araraquara contabiliza atualmente mais de 60 restaurantes, que compram, em média, cerca de 6 toneladas de hortifrutis por semana.
Também participaram da solenidade os vereadores Jair Martineli e Jeferson Yashuda; a coordenadora municipal de Agricultura e Agroindústria, Marimar Guidorzi; e o diretor tesoureiro do SinHores, Alcides Junquetti, entre lideranças rurais e outros representantes do governo.