Escola de educação infantil visa ampliar atendimento às famílias do Oitis e antecipar a demanda do Nova Cecap, bairro em construção
16/04/2014 - 03h45
A Prefeitura de Araraquara enviou à Câmara Municipal nesta segunda-feira (14) o projeto de lei que dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 1.539.293,44 para iniciar o processo de construção de um novo Centro de Educação e Recreação (CER/creche) na região do Cecap/Iguatemi.
O recurso é referente ao Termo de Compromisso do PAC 2 do Programa Federal Pró-Infância que, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), contemplou Araraquara com a construção da unidade semelhante ao CER do Jardim Indaiá, entregue pelo prefeito Marcelo Barbieri em 2011, e que hoje atende cerca de 370 alunos de zero a cinco anos.
O novo CER atenderá cerca de 350 crianças e deve adequar o atendimento aos moradores do Residencial dos Oitis, além de antecipar a demanda que surgirá com a entrega de 17 torres de apartamentos que estão em obras na região.
“É uma perspectiva a médio e longo prazo, mas sempre que temos a chance de antecipar uma demanda é muito positivo para o bairro, que neste caso está em plena expansão”, afirmou Marcelo.
“Araraquara é uma das cidades com mais creches per capita do Estado e isso é uma grande conquista, pois o CER é um espaço de desenvolvimento, ou seja, é a construção de uma base muito importante para o futuro. Além disso, essa creche vai melhorar a qualidade de vida das mães, que em sua grande maioria são arrimos de família”, declarou o prefeito.
Novo CER
Com terreno de 4.000m² localizado na Rua Pedro José Laroca, esquina com a Avenida Engº Domingos Ferrari Junior, a unidade do Nova Cecap será composta por salas para pré-escola, laboratório de informática, diretoria, secretaria, sala de leitura e almoxarifado, além de sanitários, cozinha, depósito, lavanderia, rouparia e vestiários.
Depois de construída, a unidade receberá ainda a verba necessária para aquisição de mobiliário específico e brinquedos pedagógicos. O recurso vem por meio de solicitação ao Plano de Ações Articuladas (PAR), do Governo Federal.
“A Educação Infantil tem um papel fundamental na construção da base da cidadania. Por isso, agradeço muito a equipe da Educação pelo empenho e seriedade com que trata a questão, e ao prefeito Marcelo Barbieri, que desde 2009 não tem medido esforços para garantir à população de Araraquara o direito a uma Educação de qualidade”, destacou a secretária municipal da Educação, Arary Ferreira.
Gota
A Prefeitura também enviou à Câmara Municipal outro projeto de lei que dispõe sobre a abertura de Crédito Adicional Especial, até o limite de R$ 3 milhões, referente às obras de adequação da Maternidade Gota de Leite para implantação da UCI (Unidade de Cuidados Intensivos), sala de observação e sala de coleta. Os recursos são oriundos do Governo do Estado, a fim de adequar a estrutura física do hospital para receber o programa federal Rede Cegonha.
Os projetos de lei devem ser votados na sessão desta terça-feira (15) pelos vereadores.