Cras do Cecap já atendeu 130 famílias

Prefeitura vai firmar convênio com a Caixa para ampliar trabalho social no Residencial dos Oitis, no Iguatemi

21/04/2012 - 02h33

Entregue pelo prefeito Marcelo Barbieri no dia 30 de março, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) “Beatriz Rama Porsani”, no Cecap, já contabiliza 130 famílias atendidas.
Do total de famílias que receberam atendimento nesses 14 dias de funcionamento do novo espaço, 45% moram no Residencial dos Oitis, localizado no Jardim Iguatemi, que, juntamente com Parque Cecap I e II e Victório De Santi I e II, compõem a área de abrangência do Cras.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Cecília Sambrano Vieira, explica o trabalho desenvolvido pelo espaço. “A equipe do Centro de Referência vem realizando visitas domiciliares semanais em todos os blocos do Residencial dos Oitis para orientações diversas, que abordam, dentre outros temas, principalmente a convivência em condomínio”.
Grupos de acolhida e inclusão das famílias em programas sociais, como Renda Cidadã e Ação Jovem, além da atualização do Cadastro Único, também fazem parte das ações desenvolvidas pelo Cras do Cecap. Encaminhamentos para cursos de capacitação profissional estão entre as maiores demandas registradas no novo espaço.
O Cras do Cecap integra a política de expansão dos equipamentos sociais desenvolvida pela Prefeitura. A atual administração municipal ampliou de cinco para oito o número de Cras na cidade, com o objetivo de ampliar os serviços de proteção social básica com famílias em situação de vulnerabilidade social, na perspectiva do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Oitis
O Residencial dos Oitis reúne 256 famílias e foi entregue em outubro do ano passado. É fruto do programa Minha Casa, Minha Vida, e está vinculado à Caixa Econômica Federal, com a qual a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, firmará convênio para a execução de um Projeto Técnico de Trabalho Social exclusivo para o condomínio. 
O projeto contempla a contratação de trabalhadores sociais para atuarem junto à população local em linhas que englobam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a convivência social diante de demandas que os próprios condôminos possam trazer de seu cotidiano.  

Mutirão
O mutirão de cadastramento e recadastramento de beneficiários no Cadastro Único e Programa Bolsa Família realizado pela Prefeitura, no início do mês, no Jardim Iguatemi, atendeu a 150 famílias, sendo 50% delas do Residencial dos Oitis.