Telecentro Socioambiental incentiva pesquisa sobre meio ambiente

16/04/2014 - 04h01

Araraquara possui um espaço direcionado exclusivamente à Educação Ambiental para atender os alunos do município: é o Telecentro Socioambiental Darcy Ribeiro, que agora funciona numa parceria entre as Secretarias da Educação e da Articulação Institucional e da Participação Popular.

Na noite da última segunda (14), o projeto e o espaço, localizado no Jardim Pinheiros junto ao Centro de Educação Prof. Aléscio Gonçalves dos Santos, foram apresentados à comunidade em uma cerimônia que reuniu diversas autoridades municipais, alunos, pais, professores e comunidade.

O prefeito Marcelo Barbieri liderou a solenidade acompanhado dos vereadores Edna Martins, Aluisio Braz (Boi) e Adilson Vital; além de Silvia Brunetti, secretária de Articulação Institucional e Participação Popular; Ana Paula Franzini, diretora do CE Prof. Aléscio Gonçalves dos Santos; Queli Carina Borges, responsável pelo Telecentro Socioambiental; e Roseli Berwerth, coordenadora da Educação Básica.

O prefeito Marcelo lembrou que o Telecentro Socioambiental faz parte de um complexo voltado aos temas Tecnologia e Meio Ambiente, composto por três espaços: Centro de Acesso à Tecnologia para Inclusão Digital, Sala Verde e Oficina de Pesquisas Darcy Ribeiro e o próprio Telecentro.

Para Marcelo, a educação socioambiental deve ser estimulada desde criança e o Telecentro segue em prol deste ideal. “É muito gratificante este projeto do Telecentro Socioambiental, pois cria oportunidade de todas as escolas da cidade terem acesso ao acervo ambiental. Assim, o CE Aléscio passa a ser uma referência em Araraquara, já que deve acolher muitas crianças para a pesquisa ambiental”, defendeu.

A sala possui dez computadores com acesso à internet, sendo que cada computador pode ser usado por até dois alunos.

A vereadora Edna Martins destacou que o Telecentro Socioambiental é um instrumento para o acesso à rede mundial, a fim de que as crianças usem a internet de maneira correta e as auxilie em suas pesquisas.

“Além disso, a temática da Educação Ambiental e a Sala Verde ajudam a conscientizar as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente. É uma satisfação ver as escolas com esse cuidado especial, educando as crianças para um futuro melhor com a participação das famílias”.

Durante o evento, o prefeito lembrou que Araraquara conquistou pelo quinto ano consecutivo o Selo Verde Azul. Em 2013, a cidade ficou em 6º lugar no Estado em razão das práticas ambientais desenvolvidas no município.

Para a diretora do CE Aléscio, Ana Paula, o complexo é uma ferramenta muito importante para levar a Educação Socioambiental às crianças. “Hoje vivemos um mundo de muitas mudanças e as crianças precisam estar antenadas com o material educativo ligado à tecnologia e à informação. Este projeto é um orgulho muito grande, pois, além da tecnologia, ele foca a preservação da natureza e os cuidados com o meio ambiente”.

Acesso

O uso do Telecentro Socioambiental é destinado a quaisquer alunos da cidade, tanto da rede municipal e estadual, como da particular. Os alunos da rede municipal irão acompanhar um cronograma da Secretaria Municipal da Educação para o uso do espaço, enquanto a rede estadual e particular deve efetuar agendamento pelo fone 3339-5991.

Vale destacar que, no final da solenidade, as crianças do CE Aléscio realizaram apresentações de dança e um jogral com a temática ambiental, emocionando o público presente.

O CE Aléscio está localizado próximo ao Parque Pinheirinho, à Avenida Projetada, nº 21, no Jardim Pinheiros.