23/04/2014 - 02h35
Redução de acidentes
O vice-prefeito e coordenador de Mobilidade Urbana de Araraquara, Coca Ferraz, irá participar, nesta semana, do curso internacional “Pesquisa em Segurança Viária” e da nona edição do Workshop “Risco e Tomada de Risco e como estão relacionados à Segurança Viária”. Os dois eventos são promovidos pela Cooperação Internacional em Teorias e Conceitos em Segurança Viária (ICTCT), em Ribeirão Preto.
O curso será realizado nesta quarta-feira, dia 23 de abril. Coca irá ministrar a palestra “As mais importantes medidas em segurança viária no Brasil”, juntamente com Raquel Almqvist, integrante do Comitê Científico do ICTCT no Brasil.
No workshop, que será realizado nos dias 24 e 25 de abril, Coca irá expor a experiência de Araraquara na redução de acidentes de trânsito na palestra “Redução da Acidentalidade nas cidades de Araraquara e Jaú”, ao lado de Magaly Natalia Pazzian Vasconcellos Romão, da EESC da USP.
No ano passado, em relação a 2012, o índice de vítimas fatais caiu 60% em Araraquara. O número de vítimas foi reduzido em 40% e os acidentes graves, 20%, em função das diversas intervenções no trânsito que melhoraram a mobilidade urbana, principalmente nas Ruas Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa) e Nove de Julho (Rua 2).
Segundo Coca, as alterações no trânsito foram um desafio enfrentado pela administração municipal em função do aumento de veículos em circulação na cidade. Em dez anos, o número de carros subiu de 78 mil para 153 mil.
O ICTCT (Cooperação Internacional em Teorias e Conceitos em Segurança Viária) é uma associação formada por especialistas em segurança viária de vários países e tem como meta a cooperação internacional na identificação e análise de propostas para segurança viária harmonizando atividades de pesquisa de diferentes países.
O encontro em Ribeirão Preto vai reunir pesquisadores internacionais para discutir projetos de segurança viária.