25/04/2014 - 22h37
O sorteio das unidades residenciais Valle Verde e Jardim do Valle será realizado neste domingo (27), na Arena da Fonte, a partir das 9h. A Prefeitura pede que as pessoas que tiverem interesse em acompanhar cheguem uma hora antes.
Os dois conjuntos residenciais, localizados na zona norte da cidade, somam 1.992 moradias e estão sendo construídos com recursos dos governos federal e estadual (Minha Casa Minha Vida e Casa Paulista).
Das famílias cadastradas na Secretaria de Habitação com renda de até R$ 1.600,00, foram pré-selecionadas 6.399 para o sorteio. As famílias pré-selecionadas atendem aos critérios de priorização do Programa Minha Casa Minha Vida. Outras 367 pessoas foram selecionadas sem a necessidade de passar pelo sorteio, pelo grau de vulnerabilidade social.
Urna
Na sexta-feira (25), a Secretaria de Habitação colocou na urna os 6.399 nomes das pessoas aptas a participarem do sorteio das casas populares do Jardim do Valle e Valle Verde. Os papéis com os nomes, CPF e data de nascimento foram colocados um a um na urna, com o acompanhamento da Comissão de Auditoria e Fiscalização. O procedimento durou cerca de oito horas.
A comissão é formada por representantes do Ministério Público de São Paulo, Caixa Econômica Federal, Conselho Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Comunicação, Secretaria Municipal de Governo, Secretaria dos Negócios Jurídicos, Coordenadoria de Tecnologia e Informática, e representante das famílias cadastradas.
Em seguida, a urna foi lacrada, com a assinatura dos membros da comissão. A urna só será aberta no domingo, na hora do sorteio.
O secretário da Habitação, Edélcio Tositto, afirmou que os critérios são rigorosos e todo procedimento é necessário para a transparência do processo.
Pós-sorteio
Todos os sorteados e os já pré-selecionados pela vulnerabilidade social extrema deverão comparecer na Secretaria de Habitação entre os dias 5 e 16 de maio, das 9h às 17h, para atendimento ou agendamento. É necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, certidão que comprove estado civil, atestado médico com o número do CID, quando houver membro da família com deficiência. Os documentos deverão estar em perfeito estado de conservação e o RG não pode ter data de expedição superior a 10 anos.
Será feito um pré-contrato e encaminhado à Caixa Econômica Federal para aprovação ou não do candidato. Importante frisar que, mesmo após o sorteio, as famílias poderão ser desclassificadas em caso de não apresentação da documentação, de não atendimento de qualquer exigência da Caixa ou se os critérios do programa Minha Casa Minha Vida não forem atendidos.