Fotógrafo: João Carlos
29/04/2014 - 02h05
Casas populares
O domingo, 27 de abril, ficará marcado para sempre na vida de 1.625 famílias que foram sorteadas para receber a casa própria no Valle Verde e Jardim do Valle. O prefeito Marcelo Barbieri acompanhou o sorteio realizado na Arena da Fonte. A urna lacrada foi levada até o local escoltada pela Guarda Municipal e Ministério Público. Ao longo do dia, cerca de 10 mil pessoas circularam pelo estádio.
“Colocamos em prática o maior programa habitacional da história de Araraquara. O sonho da casa própria já se tornou realidade para muitas famílias e, neste domingo, vivenciamos a emoção de milhares de pessoas que estão prestes a conquistar definitivamente a sua moradia”, destacou o prefeito.
Todos os procedimentos que antecederam a realização do sorteio, bem como o próprio sorteio, foram acompanhados pela Comissão de Auditoria e Fiscalização formada por representantes do Ministério Público de São Paulo, Caixa Econômica Federal, Conselho Municipal de Assistência Social, Secretarias Municipais, e mutuários cadastrados.
“Por determinação conjunta das Promotorias de Justiça, que incluem Meio ambiente, Habitação e Urbanismo, Infância e Juventude, Idoso e Saúde Pública, o Ministério Público acompanhou todo o processo, desde a formação das listas das pessoas aptas a participar até o momento do sorteio”, afirmou Nelson Giacomini Júnior, representante do MP na Comissão.
Acompanharam o sorteio os vereadores João Farias, Edna Martins, Aluisio Braz (Boi), Tenente Santana, Rodrigo Buchechinha, Jeferson Yashuda, William Affonso, Adilson Vital, Doutor Helder, Elias Chediek, e Geicy Sabonete, atual secretário de Esportes, e o vice-prefeito Coca Ferraz.
Emoção
A cada nome retirado da urna e anunciado na Arena da Fonte um sonho se realizava. A terceira sorteada do dia foi a diarista Fabiana Paula da Silva, que atualmente mora no Biagioni. “Estou sentindo uma alegria imensa, faz nove anos que espero a minha casa e vim confiante para o sorteio, acreditando que hoje meu nome seria chamado”, disse emocionada.
Ao lado da Fabiana, a embaladeira Claudia-Nice Catisse também não conteve o choro ao ouvir seu nome ser anunciado na Arena. “Deus me ouviu”, disse a moradora do Jardim Brasil, que irá se mudar com o filho para a casa própria.
A mesma sensação foi vivenciada pela doméstica Ana Isabel Alves, que vive de aluguel no Selmi Dei. “Chorei de tanta emoção. Desde 2004 estou cadastrada a espera da casa própria e senti que seria desta vez. Este foi o presente do ano”, comemorou.
Do outro lado da Arena, a dona de casa Laís Carolina Gabriel de Almeida comemorava a conquista da nova casa. “Não consigo parar de chorar, já liguei para a minha mãe avisando que fui sorteada e ela ficou muito feliz. Hoje é um dos melhores dias da minha vida, não tenho palavras para agradecer”, afirmou emocionada a moradora do Vale do Sol.
Outra contemplada, a camareira Natalina Matilde Gonçalves vibrou com amigas ao ouvir seu nome anunciado pelo locutor. “Não vejo a hora de mudar para minha casa com meus filhos João Victor e Natália”, disse sorridente. Ela mora com a mãe na Vila Melhado.
A emoção era presente em todos os cantos do estádio e a esperança de uma nova vida com a conquista da moradia própria foi uma constante durante as oito horas de sorteio.
O secretário da Habitação, Edélcio Tositto, que acompanhou todo o sorteio, ressaltou que o prefeito Marcelo está empenhado em trazer novas casas. “Quem não foi contemplado desta vez não deve desanimar. O prefeito está trabalhando para trazer novos projetos habitacionais”, disse, agradecendo ainda a dedicação de toda a equipe da Secretaria e a população que prestigiou o sorteio.
Equipes de saúde e de segurança ficaram de plantão durante todo o evento e, mesmo com toda a emoção envolvida, nenhuma ocorrência foi registrada na Arena da Fonte.
Publicação
A lista com o nome de todos os sorteados, incluindo os titulares e suplentes, será publicada nesta terça-feira (29) nos Atos Oficiais do Município, no site da Prefeitura, na Câmara Municipal, na Secretaria de Habitação e no Terminal de Integração.