Fotógrafo: João Carlos
16/05/2014 - 01h20
Parceria
Com apoio da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Agricultura, o Sindicato Rural de Araraquara e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveram um novo curso gratuito de qualificação profissional no município.
Encerrado na quinta-feira (15), o curso de artesanato em palha de milho decorativo, que teve início na terça (13), no Centro Comunitário de Bueno de Andrada, teve como alunos produtores rurais dos assentamentos Monte Alegre e Bela Vista, além de moradores do próprio distrito.
Segundo o instrutor do Senar, Donizetti Pinto Ribeiro, o curso, que foi “muito bem assimilado pelos participantes”, é importante porque permite a reutilização de matéria prima para a confecção de produtos artesanais.
O secretário municipal de Agricultura, Fernando Guzzi, explica que o objetivo da Prefeitura e dos parceiros é “fomentar o aumento do emprego e renda no município” com os cursos, incluindo os pequenos produtores do setor rural.
“Achei ótimo o curso, porque após aprender a reutilizar a palha do milho posso obter uma renda extra”, disse a produtora rural Aline Gomes, do Assentamento Bela Vista.
“Foi muito bom ter participado, porque me permitiu aprender algo novo e a exercitar a mente”, emendou Carolina Carvalho, moradora de Bueno de Andrada.
Os produtos confeccionados a partir do curso serão comercializados no próprio distrito de Bueno, principalmente durante o Festival Delícias do Milho, previsto para junho.
Novas receitas
A parceria entre a Secretaria de Agricultura, Sindicato Rural de Araraquara e Senar já realizou outros cursos, como o do final de abril sobre técnicas para produção artesanal de pães caseiros.
Ainda neste mês, está previsto o curso sobre dicas para produção alimentícia com derivados do milho verde, específico para produtores rurais que participam do Festival do Milho.