Guarda Municipal intensifica prevenção contra o cerol

Fotógrafo: João Carlos
28/05/2014 - 05h12

Prestes a iniciar o período antecipado de férias escolares, a Guarda Civil Municipal (GCM) intensifica o programa educativo de prevenção e combate ao uso de cerol nas brincadeiras de pipas.

Neste início de semana, dias 26 e 27, as palestras ocorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gilda Rocha de Mello e Souza, no Jardim Indaiá, região nordeste de Araraquara.

Com 40 minutos de duração, as orientações são prestadas pelos guardas municipais Marcos Roberto da Silva, Cirio Magalhães, Edgard Cervan e Mery Hellen e pelo eletricista da linha viva da CPFL Osvaldo de Oliveira Bessa Júnior. A parceria entre a GCM e a CPFL conta com a articulação da vereadora Juliana Damus.

Segundo o coordenador executivo Marcos Silva, da GCM, “as medidas preventivas aos alunos visam diminuir acidentes nos bairros mais distantes do Centro e a parceria com a CPFL reforça o programa alertando sobres os perigos do cerol nas linhas de energia”.

Para a aluna Bianca Rodrigues Veloso, de 14 anos, do 9º ano da Emef Gilda Rocha, a palestra e os vídeos alertaram quanto ao risco do uso do cerol. “É perigoso e provoca acidentes”, sintetiza.

A estudante Verônica Mendes da Silva, 12, também da Emef Gilda Rocha, sofreu um acidente sem maiores consequências com a linha de cerol, mas alerta os colegas de classe para evitarem a brincadeira que pode resultar em caso mais grave.

 “Estava passeando de moto com minha mãe quando a linha de cerol atravessou a nossa frente. Eu percebi e puxei a linha para baixo, que apenas raspou no meu pescoço. Na minha rua, os meninos não soltam pipas, mas sempre peço aos amigos para não usarem o cerol e brincar de pipas em lugar aberto e seguro”, conta.

Jardim Universal

A campanha de combate ao uso de cerol está programa para 11 escolas municipais. Nos dias 29 e 30, a GCM e a CPFL orientam os alunos da Emef Olga Ferreira Campos no Jardim Universal.