Evento em Araraquara será realizado domingo (1º), no Parque Infantil, e deve receber 14 mil pessoas
Fotógrafo: João Carlos
30/05/2014 - 00h10
Dia do Brincar
Acontece neste domingo (1º), a 6ª edição do Dia Municipal do Brincar, que será realizada no Parque Infantil. As atividades terão início às 08h e a expectativa é receber 14 mil pessoas, entre jovens e adultos durante as atividades. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Araraquara, Núcleo da Associação Brasileira de Brinquedotecas, Unimed e Sicredi.
No total, são cerca de 110 tipos de brincadeiras diferentes e mais de 600 voluntários para orientar as brincadeiras. O evento conta com a participação das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Cultura, Saúde, Trânsito e Transportes, Comunicação e Meio Ambiente, e do Fundo Social de Solidariedade, Rotary Club, Tiro de Guerra, Defesa Civil, Guarda Municipal, entre outros.
O Dia do Brincar tem como objetivo proporcionar às crianças interação, sociabilização, educação e saúde por meio do resgate de antigas brincadeiras e atividades lúdicas. As brincadeiras variam de gincanas à contação de histórias, jogos de amarelinha, pula-pula, entre outras atrações instrutivas, além da distribuição de pipoca e algodão doce.
Também são esperadas apresentações da Banda Marcial Olavio Fellippe, do Fundo Social de Solidariedade, da ginástica artística da Fundesport, da Orquestra e Coral do Projeto Guri, do Grupo de Taiko da Associação Cultural Nipo-Brasileira e da Orquestra Jovem de Araraquara.
“A ideia do Dia do Brincar é resgatar as antigas brincadeiras que contribuem para o desenvolvimento infantil. Atualmente, as crianças brincam sozinhas dentro de casa, em frente a um computador. Quando elas vêm para um espaço como esse, acabam interagindo com outras crianças e mesmo com a sua família”, explica a coordenadora do Núcleo de Araraquara da Associação Brasileira de Brinquedotecas, Lucy Alves Correia.
Lucy afirma que Araraquara se tornou uma referência do Dia do Brincar para outras cidades do Estado e do país. “O município é o primeiro a criar uma lei para instituir o Dia do Brincar. Hoje o nosso projeto é conhecido no exterior e está começando em outras cidades do país, como São Paulo, onde o evento foi realizado na semana passada com minha orientação”, explica.
O Dia Municipal do Brincar foi implantado em 2009 pelo prefeito Marcelo Barbieri. A lei que instituiu a atividade no município é de autoria do então vereador José Carlos Porsani, hoje secretário de Assistência e Desenvolvimento Social.
O Dia Municipal do Brincar ocorre dia 28 de maio, mas é realizado no domingo para que pais e filhos possam participar.