6ª edição do Dia do Brincar agita Parque Infantil

Fotógrafo: João Carlos
03/06/2014 - 04h46

Dia do Brincar

Apesar da chuva que não deu trégua, crianças, jovens e adultos prestigiaram a 6ª edição do Dia Mundial do Brincar, que aconteceu neste domingo (1º), na praça Major Abel Fortes (Parque Infantil). O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Núcleo da Associação Brasileira de Brinquedotecas, Unimed e Sicredi. 

O prefeito Marcelo Barbieri e a presidente do Fundo Social Zi Barbieri prestigiaram o evento, juntamente com o secretário José Carlos Porsani, autor do projeto de lei que instituiu o Dia do Brincar no calendário do município. O evento, realizado pelo prefeito desde 2009, tornou-se referência para outras cidades. 

O Dia do Brincar tem como objetivo proporcionar às crianças interação, sociabilização, educação e saúde por meio do resgate de antigas brincadeiras e atividades lúdicas. As brincadeiras variam de gincanas à contação de histórias, jogos de amarelinha, pula-pula, entre outras atrações instrutivas, além da distribuição de pipoca e algodão doce. 

“É uma alegria muito grande realizar, pelo sexto ano consecutivo, esse evento que promove a interação de toda a família. O resgate das brincadeiras de criança é algo saudável e tem a aprovação da população. A chuva não espantou a diversão e os nosso voluntários estão de parabéns”, afirmou. 

Nem mesmo o frio e a chuva conseguiram afastar Juliana Cristina de Oliveira Antônio, acompanhada do filho Victor Hugo de Oliveira Souza, de dois anos. Juliana aprovou as brincadeiras na praça. “O Dia do Brincar está ótimo e essa é a primeira vez que participamos. O Victor está se divertindo bastante e eu também”, comentou. 

Foram montadas 100 estações destinadas aos vários tipos de brincadeiras e cerca de 600 voluntários foram os responsáveis por animar e orientar o público presente na praça.   

O evento contou com a participação das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Cultura, Saúde, Trânsito e Transportes, Meio Ambiente, e do Fundo Social de Solidariedade, Rotary Club, Tiro de Guerra, Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária, Polícia Militar, entre outras.