Obras de Lasar Segall marcam centenário da Casa da Cultura

“Imagens do Brasil” apresenta 35 gravuras do artista modernista

25/06/2014 - 19h43

Cultura

A fim de comemorar o centenário da Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa – celebrado este ano - a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart apresentam a exposição itinerante “Imagens do Brasil”, com obras de Lasar Segall - pintor, escultor e gravurista e um dos primeiros artistas modernistas a expor no Brasil.

“Imagens do Brasil” ficará em exposição na Casa da Cultura no período de 27 de junho a 26 de julho, com entrada gratuita e realização do Sistema Estadual de Museus (SISEM), Associação de Apoio ao Museu Casa de Portinari e Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall.

A exposição de gravuras conta com 35 reimpressões póstumas de obras do Lasar Segall, importante artista naturalizado brasileiro e um dos representantes do movimento modernista.

O secretário municipal da Cultura, Renato Haddad, lembra que as obras são do período de 1924 a 1930, época de grande concentração de imagens do Brasil na obra de Lasar, inclusive na sua produção gráfica. A maior parte destas gravuras foi feita durante sua estada em Paris (1928-1932), a partir de anotações levadas do Brasil. “É de grande importância celebrarmos o centenário da Casa da Cultura com uma exposição tão relevante, já que as obras de Lasar Segall tiveram influências do Impressionismo, Expressionismo e Modernismo. A representação do sofrimento humano, seja pela guerra ou pela perseguição, são temas constantes em suas obras e nós poderemos observar isso na exposição”.

Para Milton Najm Bernardi, gerente da Casa da Cultura, “Imagens do Brasil” marca a programação do centenário da Casa da Cultura. “Termos um expoente do Modernismo em nossas exposições de artes visuais da Casa da Cultura é, sem dúvida, uma celebração fantástica. Aguardamos a visita dos araraquarenses e de toda a região, assim como das escolas e de grupos de interessados em geral”.

Atualmente com a sede do Museu Lasar Segall fechada por motivo de uma grande reforma em suas instalações, em São Paulo, sua direção tem efetuado a exposição itinerante a fim de “preservar, estudar e divulgar a obra de Lasar Segall; estimular a vivência, reflexão e experimentação no campo das artes; contribuir para ampliar o acesso às manifestações culturais e para a formação da cidadania no contexto brasileiro”.

Vale destacar que

Lasar Segall, nascido na Lituânia, mudou-se definitivamente para o Brasil em 1923, quando já era um artista conhecido. Foi aqui que, segundo suas próprias palavras, sua arte ficou como o milagre da luz e da cor.

O horário de visitação da exposição é: de segunda a sexta-feira, das 9 às 22 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. A Casa da Cultura está localizada na Rua São Bento, 909, no Centro da cidade. Mais informações pelo fone (16) 3333-1159. 

Lasar Segall – O pintor, gravador, escultor e desenhista Lasar Segall (Vilna, Lituânia, 1891 – São Paulo, SP, 1957) iniciou seus estudos artísticos em 1905 na Academia de Desenho, em Vilna. Continuou a formação em Berlim, na Escola de Artes Aplicadas e na Imperial Academia Superior de Belas Artes. Em Dresden, Alemanha, frequentou a Academia de Belas Artes.

Na sua carreira, tiveram destaque obras de derivação impressionista e expressionista. No Brasil, fixou residência em São Paulo, em 1923. Foi destaque no cenário da arte moderna, considerado um representante das vanguardas européias. 

SERVIÇO:

Exposição itinerante “Imagens do Brasil”, com gravuras de Lasar Segall

Período: 27/06 a 26/07

Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 22 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas 

Grátis