Exposição com obras de Lasar Segall se encerra na próxima semana

“Imagens do Brasil” apresenta 35 gravuras do artista modernista

18/07/2014 - 01h53

Exposição

Os araraquarenses e interessados em geral têm até o próximo dia 26 de julho para prestigiar a exposição itinerante “Imagens do Brasil”, com obras de Lasar Segall - pintor, escultor e gravurista e um dos primeiros artistas modernistas a expor no Brasil.

A exposição, que comemora o centenário do prédio da Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, tem entrada gratuita e realização do Sistema Estadual de Museus (SISEM), Associação de Apoio ao Museu Casa de Portinari e Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

A exposição de gravuras conta com 35 reimpressões póstumas de obras do Lasar Segall, importante artista naturalizado brasileiro e um dos representantes do movimento modernista. As obras são do período de 1924 a 1930, época de grande concentração de imagens do Brasil na obra de Lasar, inclusive na sua produção gráfica.

A maior parte destas gravuras foi feita durante sua estada em Paris (1928-1932), a partir de anotações levadas do Brasil. As obras de Lasar Segall tiveram influências do Impressionismo, Expressionismo e Modernismo. A representação do sofrimento humano, seja pela guerra ou pela perseguição, são temas constantes em suas obras.

Vale destacar que o pintor, gravador, escultor e desenhista Lasar Segall (Vilna, Lituânia, 1891 – São Paulo, SP, 1957), mudou-se definitivamente para o Brasil em 1923, quando já era um artista conhecido. Foi aqui que, segundo suas próprias palavras, sua arte ficou como o milagre da luz e da cor.

O horário de visitação da exposição é: de segunda a sexta-feira, das 9 às 22 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. A Casa da Cultura está localizada na Rua São Bento, 909, no Centro da cidade. Mais informações pelo fone (16) 3333-1159.

 

SERVIÇO:

Exposição itinerante “Imagens do Brasil”, com gravuras de Lasar Segall

Período: até 26/07

Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 22 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas

 

Grátis