02/07/2014 - 00h56
O prefeito Marcelo Barbieri recebeu nesta terça-feira (1º) o manifesto de apoio, com 3.000 assinaturas, ao projeto de uma unidade móvel de saúde para os animais em Araraquara.
O manifesto foi entregue pelo vereador William Affonso, que esteve acompanhado por representantes das ONGs Bichos e Caprichos, SOS Melhor Amigo e AAPA (Associação Araraquarense de Proteção aos Animais).
A unidade de saúde, segundo o vereador, seria responsável por serviços gratuitos como castração, colocação de chips, consultas, entre outros. “Existem exemplos de outras cidades onde o serviço é custeado pela contribuição voluntária da população”, explica o vereador.
O prefeito afirmou que irá agendar uma reunião entre o vereador, as ONGs e as secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente para avaliar o projeto. Marcelo destacou que a unidade móvel vai ao encontro da prioridade das políticas públicas voltadas a animais, que é a castração. A Prefeitura também vai confeccionar talonários para multas referentes ao desrespeito aos animais.
“As políticas públicas de proteção aos animais evoluíram muito nos últimos anos”, afirmou o prefeito, referindo-se à criação do Conselho e do Fundo Municipal de Proteção à Fauna, a sanção da lei que permite desconto mensal nas contas de água de pessoas ou entidades que cuidem de no mínimo 30 animais domésticos e da lei que proíbe a realização de rodeios, touradas e vaquejadas em Araraquara.