Encontro irá eleger representantes para a Comissão de Redação do Plano
19/07/2014 - 04h14
A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo deu início ao processo de elaboração do Plano Estadual de Cultura – importante documento para o planejamento da política cultural de São Paulo nos próximos dez anos. Neste domingo, 20 de julho, Araraquara vai sediar o primeiro encontro com 26 municípios da região para discutir a elaboração dos planos municipais e estadual de Cultura, como parte do processo de integração ao Sistema Nacional de Cultura.
Nesta primeira etapa, na reunião regional, serão escolhidos os representantes que irão compor a Comissão de Sistematização de Informações, Elaboração e Redação do Plano Estadual de Cultura. A reunião está sendo organizada conjuntamente pela Secretaria da Cultura do Estado e a Secretaria Municipal da Cultura de Araraquara, uma das cidades sede das Regiões Administrativas do Estado.
As reuniões, abertas à população e artistas de Araraquara e região, tem o objetivo de contemplar a diversidade da cultura paulista, podendo participar representantes da sociedade civil e da classe artística em suas diferentes vertentes.
O secretário municipal da Cultura, Renato Haddad, disse ser “gratificante receber, em nome do Prefeito Marcelo, representantes de 26 cidades da nossa região, que irão discutir e propor inserção ou alteração ao texto que, em breve, será encaminhado à Assembléia para se tornar o Plano Estadual de Cultura”. De acordo com Haddad, “este é um projeto para dez anos e que será, certamente, um marco para os fazedores e consumidores de cultura paulista. E, além disso, representa a força da cultura de Araraquara junto à Secretaria de Estado, ao realizar aqui essa reunião”, destacou.
No encontro serão discutidos os encaminhamentos para a elaboração do Plano Estadual de Cultura, tendo como referência as propostas aprovadas na Conferência Estadual de Cultura 2013. Os participantes também escolherão o representante da região que integrará a Comissão de Redação.
Em sua totalidade, a Comissão será constituída por 42 membros – sendo 20 deles escolhidos diretamente nestes encontros regionais. Outros nove serão indicados por organizações ligadas às comunidades LGBT, negra, indígena, das pessoas com deficiência, entre outros; mais 10 representantes de linguagens e segmentos culturais diversos; e outros três membros que serão escolhidos à critério do Secretário de Estado da Cultura.
Tania Capel, gestora de projetos da Secretaria da Cultura lembra que é de extrema importância a participação dos artistas e da sociedade civil nas reuniões. “O resultados destas reuniões regerão toda a política cultural do Estado de São Paulo nos próximos dez anos. Tanto se fala em melhor distribuição de recursos, como os do ProAC Edital, para o interior e esta é a hora de debater essas necessidades com o Estado. A partir da participação e da construção coletiva e democrática de propostas, podemos garantir a descentralização das ações’”, defende.
Caberá aos membros da Comissão discutir objetivos, diretrizes e metas que constarão no Plano Estadual de Cultura, bem como redigir todas as partes que constituirão a proposta final. Destaco aqui a importância de criar uma diretriz para a Sistematização de Informações que norteará as metas do Plano, e nesse sentido, é fundamental nomear um membro comprometido com as propostas para representar a cidade nessa Comissão, aponta a gestora.
A equipe da Secretaria Municipal da Cultura reforça o convite para toda a classe artística da cidade e região estar presente no evento. De acordo com Ricardo Portari, gerente de projetos da Secretaria Municipal da Cultura, algumas cidades já confirmaram participação. Temos onze cidades que já confirmaram presença e algumas que estão por confirmar. Importante este processo que estamos passando, pois acredito ser desta maneira que construiremos pautas e metas para a cultura no Brasil, abrindo caminho para um diálogo talvez mais próximo em âmbito nacional, estabelecendo prioridades e reconhecendo de maneira mais abrangente nossa diversidade cultural”. Ele lembra que as propostas da Conferência Estadual de Cultura serão elucidadas por Lauro Ávila Pereira, assessor de gabinete na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
SERVIÇO:
Reunião regional para elaboração do Plano Estadual de Cultura*
Data: 20 de julho (domingo)
Horário: 9 horas
Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (sede da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart) - Rua São Bento, 794 – Centro
* Aberta a quaisquer interessados