07/08/2014 - 02h53
Workshop
O Araraquara Rock 2014, dando continuidade à programação paralela aos shows e depois do sucesso do primeiro workshop, propõe para a quinta-feira (07), duas novas atividades: “Vivendo da Música”, com Cleber Shimu e banda, e “Riffs e Improvisação Rock!!”, com Fabio Ventrilho. Os workshops terão início às 19 horas, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva.
A entrada é gratuita e os interessados devem confirmar presença pelo fone 3332-5432 ou pelo email araraquararock2014@gmail.com, pois as vagas são limitadas. Vale lembrar que após os workshops, os músicos prometem uma Jam Session para os participantes.
No workshop “Vivendo da Música”, Cleber Shimu, acompanhado por Edgard Neto e Marcos Volpe Jr., fala sobre suas experiências com a música, em diversos aspectos: aulas, gravações, acompanhamentos de bandas e também produção.
Já em “Riffs e Improvisação Rock!!”, Fabio Ventrilho aborda o trabalho na produção do seu CD, “Money Like Mud”. O músico conta sobre suas influências e criação de riffs, usando exemplos de suas músicas para demonstrar conceitos aplicados no workshop.
Músicos - Cleber Shimu é músico profissional há 20 anos. Formado em guitarra e harmonia pela Escola de Música e Tecnologia de São Paulo, Shimu também estudou “guitarra fusion” na Universidade Livre de Música.
Atua como professor de guitarra desde 1996, é produtor musical e endorser, divulgando e se apresentando em workshops para marcas.
Shimu participou de diversas bandas do interior de São Paulo e capital e já acompanhou diversos artistas, indo do rock clássico até a MPB.
“Keep Rockin”, disco instrumental (2008), lançado no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, rendeu matéria na revista Guitar Player, onde Shimu foi citado como uma das novas revelações da guitarra rock brasileira. Atualmente, para comemorar os 20 anos de carreira, lançou seu segundo disco instrumental, “Vinte”, totalmente autoral e indo do progressivo ao blues, da música cubana ao country.
Para o workshop no Araraquara Rock, Shimu vem acompanhado por Edgard Neto e Marcos Volpe Jr. O contrabaixista, compositor e educador musical Edgard, aluno do curso de Educação Musical da UFSCar e professor de contrabaixo em Araraquara. Sua discografia inclui trabalhos com: Cállica (2006 e 2007), Valdireni, Cleber Shimu, Fabio Ventrilho, além do disco “Ministério de Louvor e Adoração Além da Fé”.
Já Marcos Volpe Jr, ou “Marquinhos Fróco”,estudou no Conservatório Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, no curso bateria MPB e Jazz. O músico já gravou com vários artistas nacionais e participações em produções internacionais. Hoje atua no mercado de gravações e como professor de bateria, além de ser endorser de algumas marcas.
Fábio Ventrilho lembra que no início de sua carreira participou do Araraquara Rock com a banda Cédula3. Na época ministrava suas primeiras aulas de guitarra. Formado no Instituto de Guitarra & Tecnologia, em São Paulo, e com especialização em Fusion, Ventrilho gravou diversos jingles, singles e trabalhos com bandas e artistas da cidade e região.
Hoje com seu primeiro álbum instrumental, “Money Like Mud”, Ventrilho passeia nas mais variadas vertentes do rock, onde mostra suas influências em um álbum eclético. O músico participa como instrumentista das bandas: Márcio Rocha Trio (blues), Mamíferos (rock) Madre Pérola (soul music), A Pedra Montada (rock).
Atividades - A programação paralela teve início na última segunda-feira, com o Workshop de Gestão de Carreira Artística: Marketing e Comunicação para Músicos e Produtores, seguido na terça por uma roda de discussão mediada por Miguel de Laert, Cleber Shimu e Rafael Barone. As atividades tiveram todas as vagas preenchidas e foi sucesso entre os participantes.
A programação também apresenta palestras sobre prevenção e orientação de drogas, com Fabian Penyy Nacer. O público alvo são jovens de 12 a 16 anos de idade, de escolas públicas e particulares, além de pais, educadores e profissionais da área.
Na quarta e quinta-feira (06 e 07) a palestra será realizada para grupos fechados na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira e na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Em ambos os dias a palestra será realizada para interessados em geral no Palacete das Rosas, às 19 horas.
Vale destacar que Fabian Penyy Nacer é teólogo pós-graduado em Psicopatologia, especialista em dependência química. A entrada é gratuita e os interessados devem confirmar presença pelo fone 3332-5432 ou pelo email araraquararock2014@gmail.com, pois as vagas são limitadas.
Também, a Sessão Zoom está na programação do Araraquara Rock, durante a SEDA (Semana do Audiovisual), com o Cine Rock na Praça. A atividade será realizada na Praça das bandeiras (ao lado do Bar do Zinho), na segunda-feira (dia 11), às 19 horas e entrada gratuita.Com curadoria de Breno Rodrigues, o Cine Rock na Praça exibe o filme “Sympathy for the Devil – The Rolling Stones” (1968), do diretor francês Jean-luc Godard e também o documentário araraquarense “Aliens 69: Quando os Rolling Stones invadiram Matão” (2013).
SERVIÇO:
Araraquara Rock 2014 convida para os workshops:
- “Vivendo da Música”, com Cleber Shimu e banda
- “Riffs e Improvisação Rock!!”, com Fabio Ventrilho
Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, n° 794 – Centro / ao lado da Prefeitura)
Data: quinta-feira (07 de agosto)
Horário: 19 horas
Entrada gratuita - vagas limitadas (confirmar interesse pelo fone 3322-2770 ou pelo email araraquararock2014@gmail.com)