23/10/2026   |   Araraquara · SP | 🌧️ 26°C Chuva irregular nas proximidades WeatherAPI Instagram WhatsApp | Jornal Impresso Contato

A informação que faz parte da sua cidade.

☰ Menu
PUBLICAÇÕES LEGAIS

Editais e Atas

Consulte as publicações ou fale com nossa equipe para publicar.

Publicidade
Home  ›  Notícias  ›  Saúde
Saúde

Juliana pede aprovação de tratamento de varizes na rede pública de saúde

Vereadora é autora de requerimento solicitando que deputados estaduais votem favoravelmente ao projeto

Fonte: AI 20/08/2014 - 03h45
Juliana pede aprovação de tratamento de varizes na rede pública de saúde
Tratamento de varizes

A vereadora Juliana Damus (PP) pediu atenção dos Vereadores, na Sessão Ordinária, desta terça feira, 19 de agosto, para um requerimento de sua autoria solicitando a aprovação do projeto de Lei Complementar, do deputado estadual Waldir Agnello, que dispõe sobre a oferta de tratamento de varizes por radiofrequência, em toda a rede pública de saúde do Estado de São Paulo. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

O projeto está desde 2009 em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo aguardando análise e emissão de pareceres. “Um projeto tão importante não pode parar. Temos que nos unir para que seja aprovado, já que existem muitos casos de pessoas com problemas de circulação que coloca em risco muitas vidas”, afirma Juliana.

Segundo dados de 2010 do Ministério da Saúde, 35% da população brasileira tem algum grau de doença venosa. Desse total, o número de casos é desigual entre os sexos: a cada três mulheres que apresentam a doença, há apenas um homem com o problema.

Publicidade

 

Radiofrequência

 

De acordo com Juliana Damus, a cirurgia por meio da radiofrequência é mais rápida e o tempo de recuperação é menor quando comparado com a cirurgia de varizes convencional.

A radiofrequência é uma técnica pouco invasiva realizada com a inserção de um cateter. A temperatura é controlada por radiofrequência que aquece e contrai as paredes da veia safena doente, obstruindo a passagem do sangue e fazendo com que o fluxo seja direcionado para outras veias saudáveis.