Requerimento cita caso de jovem que esperou mais de nove horas por exame de utrassom
17/06/2011 - 03h29
O vereador João Farias (PRB) apresentou requerimento em sessão ordinária na Câmara de Araraquara solicitando que funcionários e diretores do Hospital Santa Casa de Misericórdia prestem esclarecimentos sobre suposta negligência ocorrida na unidade em relação a uma paciente, no último dia 13 de junho. Segundo o vereador, a jovem Indianara Naiara Ruas Martin, 24 anos, paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), teria aguardado pela realização de um exame de ultrassom entre 7h00 e 16h30. “Depois de esperar todo esse tempo, com quadro de infecção e muita dor, a paciente teve que ser transferida para o Hospital São Paulo, onde realizou o exame”, afirmou Farias.
Ainda de acordo com o requerimento, após ser constada a gravidade do quadro médico da paciente, ela foi reconduzida à Santa Casa, onde foi submetida a um procedimento cirúrgico em caráter de “extrema urgência”. “Eu e a mãe da paciente tentamos saber qual era seu estado de saúde, mas as tentativas foram infrutíferas, tal o descaso com que fomos tratados”, disse o parlamentar.
No documento aprovado pelos vereadores, Farias pede que sejam convocados a prestar esclarecimentos sobre o caso o provedor da Santa Casa, o responsável pela Administração na data dos fatos, o chefe da Enfermagem do Setor de Emergência em serviço na mesma data entre as 7h00 e 16h30, além do doutor William Pio Martins, médico responsável pela Unidade de Avaliação e Controle (UAC Hospitalar) da Secretaria Municipal da Saúde.