Fotógrafo: João Carlos
18/09/2014 - 02h27
Uma audiência na tarde de ontem (16) marcou a legalização de posse do acervo do Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria. O processo de municipalização do acervo corre desde 2000 e foi realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) e do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP)
A audiência contou com a participação de Renata Mota, diretora da UPPM (Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura), Del Fiocco, presidente da Fundart, e Virgínia De Gobbi, gerente municipal dos museus.
A lei estadual aprovada no ano passado autoriza o governo a doar acervo dos museus estaduais aos municípios onde eles estão localizados. Com o processo de municipalização, a política de gestão e todo o acervo do Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria - com mais de 3 mil peças - passa a ser de responsabilidade da Prefeitura de Araraquara.
A municipalização é o reconhecimento por parte da administração pública, de que a comunidade de Araraquara se encontra preparada para gerir sua memória e difundir sua cultura através das ações do museu municipal.
Virgínia explica que são diversos museus no Estado que passam pelo processo. “Não é só em Araraquara. A maior parte desses museus foi criada por decreto estadual na década de 50. O Estado manteve estes museus por um bom tempo. Aqui em Araraquara, a última funcionária do Estado que o museu teve, data de 1989. De lá para cá, o município praticamente assumiu tudo: administração e manutenção. Mas o acervo continuou veiculado ao Estado”, explica.
Alguns museus de referências no Estado – como o Museu Índia Vanuíre (em Tupã) ou o Cândido Portinari (em Brodowski) – continuarão sobre responsabilidade do Estado. “Mas a grande maioria está sendo municipalizada. O objetivo do Estado é legalizar esta situação perante o município, que vem assumindo o museu há tempo. Irá legalizar a situação”, explica a gerente. Com isso, 44 dos 63 museus do Estado estão sendo municipalizados.
“Os convênios de parcerias e ajuda continuam”, afirma Virgínia. “O SISEM continua a disponibilizar visitas de técnicos e a realização de workshops e exposições temporárias, por meio de convênios firmados entre o Estado e o município”.
Com a municipalização, a Secretaria Municipal da Cultura pretende dar continuidade às atividades de capacitação da equipe técnica do museu e promover, por meio de exposições, o acesso aos acervos disponíveis no Estado.
A doação do acervo dos museus estaduais aos municípios é prevista na Lei Estadual 13.209, de 29 de setembro de 2008, que oferece o amparo legal para regularizar essa transferência. Esse processo faz parte do Programa de Municipalização de Museus da Secretaria, ação governamental inserida no Plano Plurianual do Estado de São Paulo.
Museu – O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria foi criado em 1958 e aberto ao público em 1970. O espaço permaneceu em um casarão já demolido no centro de Araraquara até 1975, ano em que foi transferido para o atual imóvel.
O acervo da instituição reúne cerca de 3 mil peças, entre objetos de uso doméstico e de trabalho das antigas fazendas de café da região, itens de história natural e etnologia, móveis, documentos, equipamentos de uso pessoal e doméstico, objetos da Revolução de 32 e da 2ª Guerra Mundial e máquinas e equipamentos de comunicação e áudio.
Este ano o Museu foi remodelado e recebeu novo mobiliário, além da instalação de ar condicionado e de novos ambientes - tudo planejado para o maior conforto e para uma maior interatividade com o público. Os serviços executados no prédio tiveram como prioridade a preservação arquitetônica, mantendo as características originais. O auditório no térreo recebeu novas poltronas e equipamentos de projeção, além de mesa de som. A nova iluminação interna do novo mobiliário ressalta individualmente os objetos expostos.