Fotógrafo: João Pires/LBF
18/06/2011 - 02h40
O projeto antidengue “Educação e Conscientização - Vigilância em Saúde”, realizado pela Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e Educação e desenvolvido na rede municipal de Ensino, também será aplicado na rede estadual, em Araraquara. O projeto será expandido para 27 escolas estaduais.
No dia 15 de junho, coordenadores e professores do Estado participaram de um curso de capacitação ministrado por agentes da Vigilância Epidemiológica, com o intuito de explicar as metas e práticas do programa.
“O objetivo é transformar os alunos em agentes multiplicadores, para que atuem junto aos familiares e comunidade, conscientizando-os sobre a importância do combate à dengue”, explica Feiz Mattar, coordenador executivo em Vigilância e Saúde. O programa é direcionado a estudantes com idade até 14 anos.
Concentrado no tema “Cidade educada, cidade sem dengue”, o projeto visa a mudança de comportamento e atitudes dos alunos em relação aos cuidados em casa para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue.
Cerca de 60 unidades de Educação do município, abrangendo todas as creches, escolas de ensino fundamental e centros de educação complementar, já receberam o kit de material didático pedagógico, composto de DVD técnico, cartilha e jogo para ajudar no planejamento de ações lúdicas e aplicabilidade em sala.