Evento realizado em Bueno de Andrada reuniu cerca de 350 estudantes em uma tarde de recreação
18/10/2014 - 04h33
3º Dia do Brincar
As escolas municipais que compõem a rede de atendimento do campo em Araraquara reuniram, em Bueno de Andrada, cerca de 350 estudantes, acompanhados pelos educadores, para um dia de Educação e Cultura na terceira edição do “Dia do Brincar no Campo”.
A iniciativa das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Eugênio Trovatti (Bueno de Andrada), Hermínio Pagotto (Assentamento Bela Vista) e Maria de Lourdes da Silva Prado (Assentamento Monte Alegre) visa proporcionar a integração entre as comunidades rurais por meio de atividades recreativas.
De acordo com a diretora da Emef Eugênio Trovatti, Cristiane Fontes de Oliveira, o evento é realizado há três anos e as crianças já esperam pelo dia.
“A comunidade se mobiliza para ajudar, por isso as crianças sempre ganham brinquedos e presentes arrecadados pelos comerciantes e lideranças locais. Além disso, esta edição do Dia do Brincar no Campo contou com apresentações da Escola Municipal de Dança ‘Iracema Nogueira’, do Grupo Afro-Son e do palhaço Buchechinha. As atividades encantaram os participantes”, acrescentou Cristiane.
“É sempre muito gostoso. As crianças ficam livres para escolher qual atividade querem participar, por isso conseguimos envolvê-las, tanto nas brincadeiras tradicionais, como pular corda, bambolê e peteca, quanto nas ‘contemporâneas’, que são os brinquedos infláveis, a pintura no rosto e os desenhos para colorir. Eles adoram”, conta a diretora.
Os alunos, sempre acompanhados pelos educadores, receberam lanche e visitaram os estandes com as brincadeiras. A supervisora de ensino das Emefs do Campo, Sueli Caires, comemorou o sucesso do Dia do Brincar.
“O evento tem este diferencial de possibilitar a integração entre as pessoas que vivem no campo, e proporcionar a eles um grande contato com a Educação e a Cultura por meio da Recreação. Por isso, consideramos este evento como muito positivo”, afirmou a supervisora.
Dia do Brincar no Campo
Realizado há três anos na Emef de Bueno de Andrada, o Dia do Brincar no Campo foi idealizado por Maria Trovatti, moradora do Distrito e parente do patrono da Emef, Eugênio Trovatti.
Sempre muito participativa, Dona Maria também esteve presente nesta última edição, colaborando com a arrecadação dos presentes e organização do Dia. Segundo conta a diretora Cristiane, ela já realizava o evento no Assentamento Horto de Bueno, que depois passou a acontecer na escola.
“Neste ano, propomos à Dona Maria que o evento fosse ainda maior e houvesse integração entre as escolas. E ela topou na hora”, disse.
Além da colaboração da comunidade, o evento tem apoio da Secretaria Municipal da Educação, Fundo Social de Solidariedade e Subprefeitura de Bueno.