Palacete recebe lançamento do livro sobre Baile do Carmo na sexta (24)

24/10/2014 - 03h05

Cultura

Nesta sexta-feira (24), no Palacete Esplanada das Rosas Paulo A.C. Silva, a doutora em Sociologia, Valquíria Pereira Tenório, realiza o lançamento do seu livro “Baile do Carmo: memória, sociabilidade e identidade étnico-racial em Araraquara”, às 19 horas. O evento tem o apoio da CoordenadoriaMunicipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e é aberto a quaisquer interessados.

O livro, que surgiu a partir da pesquisa de mestrado em Sociologia pela Unesp de Araraquara, trata do Baile do Carmo, realizado por negros desde a primeira metade do século XX até os dias atuais, em Araraquara. Assim, registra sua importância e reconta parte da história da população negra da cidade e do Interior paulista.

A autora conta que os registros oficiais da história de Araraquara ignoram a presença da população negra e suas manifestações. Por isso, o estudo do Baile do Carmo é importante para reconstruir uma parte omitida por essa história. “Mais do que um baile realizado uma vez por ano, esse evento demonstra a organização e resistência do negro diante da discriminação e dos preconceitos existentes nesta cidade”, comenta.

A falta de registros documentais tornou imprescindível vasculhar as memórias de antigos participantes do Baile do Carmo a fim de reconstruir essa história. A utilização da história oral por meio de entrevistas foi a forma que Valquíria encontrou para interpretar os momentos em que o Baile se fez presente na vida dos entrevistados. “Nossa pesquisa buscou compreender o Baile pelo viés da sociabilidade, pelo reconhecimento e identificação proporcionando aos seus participantes, partindo sempre da memória como propiciadora de nossa interpretação”, afirma Valquíria. “Nossa leitura compreende o evento como espaço-tempo de sociabilidade, expressão de uma identidade étnico-racial e lugar privilegiado de memória dos negros nesta cidade”.

A coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Araraquara, Alessandra de Cássia Laurindo, acredita que o lançamento do livro é um momento de grande importância. “Agora sim ficará oficialmente documentado essa história não só para Araraquara, mas servindo inclusive de referência para o movimento negro de todo país. A autora é pioneira na arte de retratar de maneira brilhante uma narrativa que resgata a visibilidade e esse símbolo de resistência tão representativo que é o Baile do Carmo”, pontuou.

Daniel Amadeu Martins Filho, o “Costa”, presidente da APPRECABA (Associação para Preservação, Resistência e Resgate da Cultura Afrobrasileira de Araraquara) e organizador do Baile do Carmo, parabeniza Valquíria pelo lançamento do livro e pelo incentivo à festa.

Vale lembrar que o Palacete Esplanada das Rosas Paulo A.C. Silva está localizado à Rua São Bento, nº 794, no Centro da cidade.

 

SERVIÇO:

Lançamento livro “Baile do Carmo: memória, sociabilidade e identidade étnico-racial em Araraquara”, de Valquíria Pereira Tenório

Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)

Data: sexta-feira (24 de outubro)

Horário: 19 horas

Entrada franca