Com a presença de deputados, vereadores criam entidade para fortalecer legislativo da região
Fotógrafo: João Pires/LBF
25/06/2011 - 17h35
Com as presenças dos deputados Dimas Ramalho (PPS), federal, Roberto Massafera (PSDB) e Edinho Silva (PT), estaduais, formalizou-se, em evento realizado na vizinha cidade de Boa Esperança do Sul, o Parlamento Regional da Micro Região Central do Estado de São Paulo, órgão que tem como principal objetivo unir os vereadores das 12 cidades do entorno de Araraquara, aumentando a força política da região.
A idéia é levar as demandas de todos esses municípios para discussões em eventos que contarão com a presença de deputados federais e estaduais eleitos pelos municípios. Os encontros serão realizados em cidades escolhidas nas reuniões já marcadas, e realizadas em municípios diferentes, para que todas as cidades tenham a oportunidades de receber o Parlamento Regional.
A reunião deste sábado (25), que contou com a presença de mais de 50 parlamentares, além de servir para a criação do órgão, acabou motivando o debate de importantes assuntos que se encontram parados junto a diferentes instâncias dos governos Estadual e Federal, e que, necessitam de maior atenção das autoridades.
Durante sua fala, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, idealizador do movimento e um dos líderes do Parlamento, lembrou que todos os vereadores podem e devem levar suas demandas para serem debatidas nas reuniões, e assim direcionar as sugestões aos deputados presentes nos encontros futuros. “Cada demanda será discutida e cobrada por todos os vereadores, para o fortalecimento do projeto”, disse.Também durante o evento, ficou ajustado que o Parlamento Regional deve oferecer, dentre outras atividades que visam a qualificação dos parlamentares da região, cursos sobre os mais diversos assuntos de interesse legislativo. O aperfeiçoamento dos vereadores será atendido através de sugestões dos próprios Legisladores.“É extremamente necessário que os vereadores tenham conhecimento dos diversos dispositivos que facilitem sua atuação, e atraiam para seu mandato os avanços que seus eleitores anseiam”, falou Boi, ressaltando ainda que os cursos devem ser gratuitos, já que o projeto não visa captação de recursos.
Para dirigir os trabalhos, os parlamentares presentes elegeram uma Mesa Diretora, que acabou constituída pelo presidente da Câmara de Araraquara, vereador Aluisio Braz, o “ Boi” (presidente da Mesa); Rosalva Loretto Fachini ( Rincão ) Vice- presidente; Cidão da Fonteri (Américo Brasiliense ) 1º Secretário, e Márcia Aparecida Zucchi (Taquaritinga), 2º Secretário.
A data do próximo evento deverá ser conhecida dentro de alguns dias, e será definida depois da confirmação da data de assinatura do TCT - Termo de Cooperação Técnica com o presidente da Mesa da Câmara Municipal de São Paulo, previsto para o mês de julho.
Dentre os assuntos discutidos na reunião deste sábado, destacam-se a atual situação dos Pedágios nas estradas da região; abertura de uma linha de credito para aquisição de veículos para transporte Rural; a necessidade de se discutir nos municípios a Reforma Política; a situação das estradas Vicinais, além de uma proposta para que se convoque o presidente da CPFL seja convocado para o Próximo encontro do Parlamento Regional.