Prefeitura oferece tratamento odontológico à população

Araraquara oferece tratamento odontológico à população

Fotógrafo: João Pires/LBF
16/07/2011 - 03h13

O Programa Municipal de Saúde Bucal, vinculado à Secretaria de Saúde, atende, gratuitamente, os cidadãos de Araraquara que necessitam de tratamentos odontológicos.
Segundo a Coordenadoria de Saúde Bucal, entre janeiro e maio de 2011 já foram realizados 75.447 procedimentos odontológicos em clínica geral. Em 2010, a Saúde Bucal encerrou o ano com 151.579 procedimentos e em 2009 com 85.411.
“A partir de 2009, início do governo do prefeito Marcelo Barbieri, reorganizamos a rede, investimos em infraestrutura e incentivamos nossos profissionais. Essas atitudes contribuíram para o crescimento e fortalecimento do programa”, explica o coordenador de Saúde Bucal do município, Wilson Chediek. 
Um passo significativo para os cuidados com a saúde bucal será dado a partir da ampliação do programa, já que o objetivo futuro da coordenação é disponibilizar uma equipe de saúde bucal para cada equipe do Estratégia Saúde da Família (ESF).
O município conta, atualmente, com 66 cirurgiões dentistas e 43 auxiliares que estão distribuídos pelos centros de saúde da cidade e integrando oito equipes do ESF. Esses profissionais realizam atendimentos clínicos, promoção de saúde e prevenção. 
Segundo a gerente de Saúde Bucal, Ana Ligia Foschini, os pacientes que chegam aos consultórios recebem o atendimento completo e quando necessário, são encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

CEO
O CEO oferece tratamentos dentários que exigem a atuação de especialistas. As áreas da odontologia atendidas no Centro são endodontia, periodontia, diagnóstico bucal, cirurgias e pacientes especiais.
Atualmente, o CEO está instalado na unidade IV da Uniara, na Via Expressa, desde que o espaço que ocupava no Pronto Socorro do Melhado passou a ser reformado.
A intenção da Prefeitura e da Secretaria de Saúde é implantar um novo CEO que atenderá também nas áreas de ortodontia e implantes. 
Para ser atendido no Centro é necessário que o encaminhamento seja feito por meio das equipes de Saúde Bucal. “Os pacientes que recebem o tratamento especializado obrigatoriamente já passaram pelo dentista da rede básica”, salienta Ana Lígia Foschini. A gerente acrescenta que para ser atendido pelo serviço de Prótese Total (que faz dentaduras e próteses), o encaminhamento também deve ser feito pela rede básica.