Benefício conquistado pelo Sindcond será levado a condomínios com apoio de Nascimento

Crédito do BNDES facilitará a manutenção e reforma de condomínios

28/07/2011 - 03h46

Os Vereadores do Legislativo Araraquarense conheceram a proposta de revitalização na parte de construção civil dos condomínios da cidade. A apresentação foi feita pelo presidente do Sincond – Sindicato dos Condôminos, José Luiz Bregaida, que falou sobre o projeto de melhorias nesse setor.
Ele pediu a colaboração dos vereadores para a realização de uma moção de apoio para esta empreitada, conduzida pelo Sincond em Brasília. Bregaida explicou que os síndicos eleitos para cuidar dos condomínios necessitam seguir algumas normas já estabelecidas pelo código civil, e para que isso ocorra de modo adequado, eles se baseiam no código para que possam responder juridicamente sobre a valorização e desvalorização dos imóveis.
Os condomínios geralmente enfrentam dificuldade para realizar a manutenção nos prédios e conjuntos residenciais que contam com este dispositivo de administração. É preciso ser feito o rateio do custo com a cobrança de ‘extras’, meio pelo qual o morador do condomínio tem que contribuir com recursos financeiros para a conservação. “Exigir sempre esse procedimento dos moradores seria fora de contexto, até mesmo porque o custo de obras neste segmento é altíssimo para ser suprido apenas pelas pessoas residentes nestes condomínios”, comentou Bregaida.
A cidade de Araraquara hoje possui 144 condomínios e aproximadamente nove mil famílias residindo nessas moradias, e toda vez que é feito o recolhimento desses “extras”, os moradores sentem certo desconforto, principalmente pelo custo, que muitas vezes está totalmente fora da realidade desses familiares.
Por esse motivo, o Sindcond conseguiu uma linha de crédito com o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento, destinado aos condôminos. “Nós precisamos da existência dessas linhas de créditos para que a necessidade de fazer a segurança, manutenção e conservação dos condomínios, seja executada, com o intuito de beneficiar não só Araraquara como também a todo o Estado de São Paulo, e futuramente os demais estados”, disse Bregaida.
Bregaida relatou na reunião, que a pintura de um prédio não fica menos do que R$ 150 mil, e a maioria das empresas que realizam esse tipo de trabalho não divide o valor em muitas parcelas, o que dificulta o pagamento. Já o BNDES faz um financiamento de quatro anos, prazo que facilita a vida dessas pessoas.
“O serviço de manutenção desse setor chega a gerar 600 empregos diretos e 800 indiretos, e com o acesso a esse financiamento, acredito na ampliação da atividade na cidade e a oportunidade de geração de emprego. Isso não só irá beneficiar os condomínios que estão precisando dessa condição, mas também a economia do município”, ressaltou Bregaida.
Nascimento afirmou na reunião, que além da idéia ser boa, ela é fundamental para que o município tenha melhorias nas áreas dos condomínios. Vários carecem urgentemente de reparos e até reformas de maior monta. Além do mais, destacou, essa proposta também é um componente essencial para desenvolver novos setores de construção civil dentro da cidade.
O parlamentar lembrou também que manterá contato direto com o deputado estadual, Edson Antonio Edinho da Silva (PT), para o agendamento de reuniões com os órgãos do Governo Federal para que a conquista seja colocada em prática o mais rápido possível.
No site www.sindcond. com.br também tem disponível um abaixo assinado online para as pessoas que quiserem participar de um modo mais prático do programa de crédito.