Marcelo entrega obras de melhorias da Rafael de Medina

EMEF do Jardim Eliana ganha novas salas de aula, laboratório e ampliação da cozinha, entre outras melhorias

18/08/2011 - 03h26

Em meio às festividades pelos seus 194 anos de emancipação político-administrativa, que serão completados no próximo dia 22, a Prefeitura vai entregar na manhã desta sexta-feira (19) as obras de ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Rafael de Medina, no Jardim Eliana.
Na EMEF, foram construídas uma nova ala com salas de aula, laboratórios de ciências e informática e sanitários, além de revitalizados os jardins e realizada a pintura completa do prédio.
Também foi ampliada a cozinha  e implantado o sistema de aquecimento solar. O investimento total ultrapassou R$ 993 mil e a Rafael de Medina ainda receberá melhorias na iluminação, por meio da CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz.
“Se em 2010 recuperamos o ginásio de esporte da escola, agora melhoramos as salas de aulas, os laboratórios e a cozinha, além de termos construído novas salas”, ressalta o prefeito Marcelo Barbieri.
Marcelo diz também que todas as obras realizadas pela Prefeitura foram definidas em reunião do OP (Orçamento e Participação Para Todos).
Para o secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti (Nino), as melhorias na Rafael de Medina “proporcionarão mais conforto e melhores condições de ensino aos estudantes”.Segundo a diretora da escola, Valéria Melo Rapatão, a EMEF abriga atualmente cerca de 700 alunos, dos períodos da manhã e tarde, e deve ganhar mais 90 vagas a partir das reformas. Outros 198 alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) estudam no período noturno.

Energia elétrica
A Rafael de Medina será a primeira EMEF da cidade a ser contemplada pelo Programa de Eficiência Energética, da CPFL, com a colocação de lâmpadas fluorescentes de 32W, lâmpadas LFC de 25W, luminárias e reatores eletrônicos.
Pelo programa, todas as escolas de Ensino Fundamental da Prefeitura receberão melhorias nas estruturas elétricas em Araraquara, com investimento de cerca de R$ 300 mil, segundo a CPFL.
“Este é um programa de extrema importância, pois as melhorias na rede elétrica reduzirão o consumo de energia em até 30% e os recursos economizados permitirão novos investimentos na própria Educação”, explica o prefeito Marcelo.
A cerimônia de inauguração da escola será realizada na próxima sexta-feira, a partir das 9h.