Curso de pós-graduação em tecnologia cervejeira será lançado nesta quinta (9)

Lançamento e aula inaugural contarão com presença de lideranças políticas e representantes da Estrella Galicia e Heineken

Fotógrafo: Leila Penteado
09/02/2022 - 20h39

Educação

Com apoio da Prefeitura de Araraquara e do governo do Estado de São Paulo, será realizado nesta quinta-feira (10) a solenidade de lançamento do curso de pós-graduação lato sensu (especialização) de Tecnologia Cervejeira do Instituto de Química da Unesp. O evento, marcado para às 11h, será realizado no auditório da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp, em Araraquara, e terá a presença do prefeito Edinho, da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen da Silva, além de outras autoridades e representantes das principais cervejarias da região. 

O evento será em formato híbrido, com vagas limitadas para a participação presencial por conta dos protocolos de prevenção à Covid-19 adotados pela UNESP, que também exige distanciamento, álcool em gel e uso de máscaras. Também haverá necessidade de apresentação do comprovante de vacinação para acesso ao campus. A transmissão ao vivo será feita pelo canal do Instituto de Química pelo link bit.ly/unespcursotc e também pelo Facebook da Prefeitura de Araraquara. 

A aula inaugural contará com a participação de Rodrigo Sawamura, da Estrella Galícia do Brasil, que proferirá a palestra "Cultura Cervejeira". O palestrante é campeão brasileiro de sommelier de cervejas em 2016 e terceiro colocado no Campeonato Mundial Sommelier de Cervejas em 2017. Outra palestra que será apresentada aborda o tema "Heineken: Mais do que uma garrafa verde", com Decio Novaes, que atua com relações governamentais do Grupo Heineken, e Cassio Montenegro, diretor industrial da Heineken Araraquara.

 

O curso 

A especialização, que terá mais de 20 disciplinas ministradas ao longo de 21 meses, tem como objetivo oferecer aos profissionais que estão ou pretendem ingressar no mercado cervejeiro subsídios conceituais e práticos de alto nível sobre a produção da bebida, a partir de conhecimentos técnicos e mercadológicos que serão lecionados por pesquisadores do IQ e especialistas da indústria. As aulas da primeira turma do curso devem começar em junho e, em breve, as inscrições para os interessados serão abertas. 

Podem participar do curso profissionais formados em diversas áreas, como Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Agronomia, Química, Biologia, entre outras. Durante sua realização, os participantes aprenderão desde conteúdos mais teóricos até aspectos completamente práticos, que envolvem, por exemplo, o passo a passo para a produção de uma cerveja, elaboração de receitas, análises da qualidade do produto, estudo das matérias-primas que dão origem à bebida, harmonização, boas práticas de fabricação, etc. 

A especialização também capacitará os profissionais a lidarem com o processo de registro e regulamentação da cerveja produzida, além de ensinar noções de marketing e técnicas para a comercialização do produto. Ao final do curso, que terá 40 vagas e será realizado em formato híbrido (parte teórica online e parte prática presencial), os alunos deverão entregar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As aulas serão ministradas no prédio onde são realizadas as atividades do curso de Engenharia Química do IQ, localizado dentro do Campus da UNESP na cidade.

 

Polo cervejeiro 

A implementação do curso de pós-graduação em Tecnologia Cervejeira é uma grande contribuição para o desenvolvimento da região de Araraquara e Ribeirão Preto, polo de produção de cerveja industrial e artesanal. De acordo com os idealizadores do curso, a pós-graduação será um grande diferencial no quesito empregabilidade e um fator de crescimento tanto profissional como pessoal. A expectativa é de que, com a criação do novo curso, a região se torne um centro de excelência em ensino, pesquisa e extensão na área de “Ciência e Tecnologia da Cerveja”. A especialização será coordenada pelo professor Leinig Antonio Perazolli do IQ, com vice-coordenação do professor Rodrigo Marques, e conta ainda com o apoio técnico e pedagógico da Cervejaria Boreal e do seu proprietário, o mestre cervejeiro João Fernando Sacillioto. 

Atualmente a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no mundo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja e o Sistema de Controle de Produção de Bebidas, o Brasil ocupa atualmente a terceira posição mundial na fabricação da bebida, com cerca de 12,4 bilhões de litros produzidos, superando Rússia e Alemanha. O setor corresponde a 1,6% do PIB brasileiro e a 14% da indústria de transformação nacional, recolhendo mais de R$ 20 bilhões em tributos em todo o país e empregando, aproximadamente, 2,7 milhões de pessoas, entre postos diretos e indiretos.