Saúde antecipa abertura do Centro de Atendimento de Dengue para esta terça-feira (15)

Devido à demanda, os atendimentos de casos suspeitos de dengue serão concentrados no hospital de campanha já a partir de amanhã, dia 15. Testagem para Covid-19 será concentrada na UPA da Vila...

14/03/2022 - 22h27

Saúde

A Prefeitura de Araraquara vai antecipar a abertura do Centro de Atendimento para Dengue. Já a partir desta terça-feira (15), o Hospital da Solidariedade (hospital de campanha) passará a atender casos suspeitos de dengue, oferecendo consulta, exames e reidratação. O serviço funcionará diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 19h. 

Em virtude da demanda por atendimentos de paciente suspeito de dengue e à queda na procura de pacientes suspeitos de Covid-19, a testagem para coronavírus deixará de ser feita no hospital de campanha a partir de amanhã — os atendimentos de Covid-19 serão concentrados na UPA da Vila Xavier, como ocorreu em toda a pandemia, 24 horas por dia, além do atendimento pediátrico na UPA Central.

“Nós estamos agindo rápido e organizando a assistência médica, de acordo com as demandas. E a demanda por atendimento de suspeitos de dengue está alta, portanto, já a partir de amanhã, terça-feira, a partir das 7 horas, as pessoas que estiverem com sintomas de dengue devem buscar atendimento no nosso Hospital da Solidariedade. E os atendimentos de Covid estarão centralizados novamente na UPA da Vila Xavier”, explica Eliana Honain, secretária municipal de Saúde. “Sintomas de dengue, no hospital de campanha, e sintomas de Covid, UPA da Vila Xavier, além do atendimento pediátrico, na UPA Central”, reforça Eliana.

 

Sintomas e tratamento de dengue 

Ainda de acordo com Eliana, os sintomas clássicos da dengue são febre, dor no corpo e dor de cabeça localizada na área dos olhos, podendo ocorrer também manchas pelo corpo. A partir dos primeiros sintomas, mesmo antes do diagnóstico clínico por meio de hemograma, já se inicia a hidratação. Nos casos mais graves, que requerem internação, pode ocorrer distúrbios de coagulação, com sangramentos. 

“E o diagnóstico da doença é clínico. As pessoas nos pedem teste para dengue, porque isso é feito nos casos suspeitos de Covid, mas o diagnóstico é diferente. Não existe teste para dengue. O diagnóstico é feito pelo médico, através de sintomas e de hemograma para avaliação das plaquetas do paciente. Se coleta a sorologia a partir do sexto dia de sintomas, mas o tratamento já é iniciado, de acordo com os sintomas. Por isso, nos primeiros sintomas, é importante buscar o atendimento médico”, reafirma. 

No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP. 

A secretaria Municipal de Saúde reforça ainda que é fundamental o apoio da população na prevenção dos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, já que 80% dos criadouros estão dentro das casas habitadas, segundo a Vigilância Epidemiológica. “É preciso manter os quintais limpo, porque qualquer água parada pode se tornar um criadouro do Aedes aegypti. Precisamos do apoio de todos para vencer mais essa batalha”, concluiu. 

Somente em fevereiro, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, as equipes de combate à dengue recolheram 21 toneladas (21.000 kg) de materiais inservíveis nas residências visitadas. São objetos e outros resíduos que não estavam sendo utilizados pelo morador e foram retirados com autorização do proprietário da casa. 

Em média, são visitadas 30 mil casas por mês. Em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada. As equipes inclusive fazem horário estendido (noturno) e plantões aos sábados. 

O Centro de Atendimento de Dengue, que funcionará a partir de amanhã na Rua Domingos Zanin, 600 - Jardim Artico, antigo hospital de campanha, atenderá diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 19h.