Operação Sucata vistoria quatro estabelecimentos da cidade

Ação conjunta foi realizada nesta terça-feira (17) nos bairros do Santa Angelina e Jardim Brasília

17/05/2022 - 18h55

Nesta terça-feira (17), foi realizada a Operação Sucata no Jardim Brasília e no Santa Angelina, com o objetivo de fiscalizar possíveis estabelecimentos na receptação de materiais como fios de cobre sem origem ou sem nota fiscal, e também averiguar os locais que não estão devidamente regulamentados com alvará de funcionamento e ambiental. Diante do momento de epidemia de dengue que a cidade vivencia, a operação também contou com buscas por criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como Zika, Chikungunya e febre amarela.

A ação contou com a participação da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Vigilância Epidemiológica. Foram fiscalizados quatro estabelecimentos que atuam na área de materiais recicláveis.

No primeiro, no Santa Angelina, foi constatado vários pontos com larvas da dengue, o que levou à elaboração de Auto de Infração por parte dos fiscais da Vigilância Epidemiológica. No segundo estabelecimento vistoriado, no mesmo bairro, não foi constatado nenhum material irregular ou criadouro de dengue, porém a documentação necessária não se encontrava no local, por isso o proprietário se comprometeu a apresentar os documentos ao fiscal da Sala do Empreendedor. Também situado no Santa Angelina, o terceiro estabelecimento vistoriado nesta terça não teve nenhuma irregularidade constatada pelas equipes. Já o quarto local vistoriado, no Jardim Brasília, foi notificado pela Vigilância Epidemiológica, que encontrou vários pontos passíveis para a proliferação do mosquito da dengue.

O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, salientou que a operação será executada em diversos outros pontos da cidade nos próximos dias. "Essas ações de fiscalizações com o objetivo de detectar objetos receptados, principalmente fiação de cobre, e também constatar criadouros de larvas que propiciam o surgimento da dengue, vão continuar como parte da rotina de ações da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública. Essas operações continuarão rotineiramente programadas, com horários e dias incertos, com o intuito de percorrer todos os bairros da cidade com esses dois principais objetivos", esclareceu.