Pesquisa do Procon revela variação de preço de quase 49% entre produtos da ceia de Natal

Foram pesquisados, entre os dias 14 e 15 de dezembro, 66 itens de várias marcas disponíveis em 6 lojas físicas de supermercados de Araraquara

Fotógrafo: Ilustração
16/12/2022 - 01h15

Uma pesquisa de preços de produtos para a ceia de Natal realizada pelo Procon de Araraquara e divulgada nesta quinta-feira (15) aponta uma variação de preços que chega a 48,78%, confirmando, mais uma vez, que o consumidor pode realmente economizar se comparar os preços entre os fornecedores, garantindo preços e condições mais vantajosas na hora da compra. 

De acordo com o Procon, entre os dias 14 e 15 de dezembro, foram pesquisados 66 itens de várias marcas disponíveis em 6 lojas físicas de supermercados de Araraquara. 

Foram comparados os preços de panetone, chocotone, bombons, frutas em calda, farofa e carnes congeladas. 

O resultado foi a constatação de diferenças consideráveis entre os mesmos produtos, chegando a 48,78 % a maior encontrada, registrada em uma farinha de mandioca tradicional. Foram pesquisados 9 tipos de farofa, de 3 marcas diferentes. 

Em segundo lugar, aparece o chocotone, com uma variação de preço de 40,20% entre 11 produtos, de 5 marcas diferentes. 

Depois, também com uma diferença considerável, aparece os bombons: 39,57%, entre 8 produtos de 4 marcas diferentes, seguido pelas carnes congeladas, com variação de 38,91%, entre 22 produtos de 6 marcas. 

Também foram pesquisadas frutas em calda de 2 marcas e a diferença chegou a 35,88%. 

E, por últimos, na relação dos seis produtos pesquisados pelo Procon, surge o tradicional panetone, com uma variação de preços menor que os outros, mas não menos significativa, de 18,9%. Foram comparados 10 produtos de 5 marcas. 

“Novamente, fica claro que a pesquisa de preços pode garantir boas compras. O Procon orienta que o consumidor faça uma lista de compras, que realize a pesquisa de preços nos estabelecimentos antes de comprar e que fique atento para não ser induzido ao erro na hora da compra. E, caso haja diferença de preços entre o afixado na gôndola e o registrado no caixa, o consumidor tem direito ao menor preço”, destaca Rodrigo Martins, coordenador do Procon Araraquara. 

A sede do Procon fica na Rua Prof. Dorival de Oliveira, 164, Vila Ferroviária, com atendimento das 9h30 às 16h30. O consumidor também pode tirar suas dúvidas através do telefone (16) 3301-3131, do Whatsapp (16) 99701-0120 ou através do Facebook, no mesmo horário do atendimento presencial. O contato com o órgão também pode ser feito através do e-mail procon@araraquara.sp. gov.br.