Apae Araraquara inaugura Núcleo de Atendimento Especializado ao Autismo

Unidade fica na Vila Xavier e receberá pacientes encaminhados pelo DRS 3, mediante convênio com a Prefeitura; vice-prefeito esteve no evento de apresentação do espaço, no sábado (4)

Fotógrafo: Celso Luís Gallo
07/03/2023 - 00h21

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, participou da inauguração do Núcleo de Atendimento Especializado ao Autismo “Dr. Emílio Marçal de Lorena”, da Apae Araraquara (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), na manhã de sábado (4).

A unidade abrigará pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) mediante convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, com encaminhamento pelo DRS 3 (Departamento Regional de Saúde). Serão 40 pessoas atendidas em um primeiro momento, com possibilidade de ampliação.

O atendimento será baseado na metodologia do Currículo Funcional Natural, na Intervenção ABA (Análise Aplicada ao Comportamento), com foco na aprendizagem interativa. O núcleo fica na Avenida Plínio de Carvalho, nº 577, na Vila Xavier.

O novo serviço leva o nome de Emílio Marçal de Lorena, ex-presidente da Apae entre julho de 1982 e dezembro de 1984 e voluntário da entidade por muitos anos. Ele também foi funcionário público estadual com as funções de perito criminal e de delegado da Polícia Civil. Dr. Marçal faleceu em 15 de novembro do ano passado, aos 84 anos.

“Todos sabemos da importância do trabalho que a Apae realiza na cidade de Araraquara. Serão 60 anos de história a serem completados neste ano. Seis décadas de atuação na promoção dos direitos da pessoa com deficiência. E isso foi possível graças a todos os diretores e funcionários que passaram pela entidade nesse período, incluindo o Dr. Marçal”, afirmou Damiano no evento.

O vice-prefeito, representando o prefeito Edinho, ainda parabenizou toda a diretoria e todos os funcionários da Apae pela inauguração da nova unidade e reforçou as parcerias da instituição com a Prefeitura para o atendimento da população com deficiência.

José Branco Peres Neto, presidente da Apae Araraquara, enalteceu os avanços conquistados pela entidade nos últimos anos, destacou a trajetória de Dr. Marçal, homenageado no evento, e projetou novas conquistas. “Tenho certeza de que vamos fazer um trabalho excelente e dignificar o nome do Dr. Emílio Marçal. O trabalho na área do autismo é referência para a nossa região”, declarou Branco.

O evento ainda teve as presenças do presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), e dos vereadores Alcindo Sabino (PT) e Edson Hel (Cidadania); da deputada estadual Márcia Lia (PT); do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) Dimas Ramalho; de César Vilela, representando a Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapaes-SP); de Mary Cristina Ramos Pinto, representando o DRS 3; de Adriana Biasiolo, representando os diretores e funcionários da Apae; do autodefensor da Apae Araraquara, Élcio Ferreira da Cruz; de representantes de outros órgãos e instituições do município; além de familiares do Dr. Emílio Marçal de Lorena.