Sesi Araraquara estreia na LBF com vitória e pontuação centenária

Prefeito Edinho acompanhou jogo que abriu a competição nacional no Ginásio do Sesi

Fotógrafo: Celso Luís Gallo
09/03/2023 - 19h19

O Sesi Araraquara estreou com vitória e pontuação centenária na edição 2023 da Liga de Basquete Feminino, competição que reúne as maiores forças da modalidade no Brasil. No ginásio do Sesi, na Vila Xavier, o time comandado pelo técnico João Camargo superou o Bax Catanduva por 104 a 68 na noite desta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

Atual campeã paulista, a equipe araraquarense mostrou seu poderio ofensivo desde o início da partida e construiu uma boa vantagem já no quarto inicial: 26 a 12. O bom desempenho permaneceu no segundo período e o Sesi Araraquara foi para o intervalo com uma diferença expressiva no marcador: 51 a 29.

O time da casa retornou do vestiário com o mesmo volume de jogo e ampliou ainda mais sua vantagem: 75 a 52. No quarto final, o desempenho araraquarense fez a equipe ultrapassar os 100 pontos e consolidar a vitória diante de sua torcida por 104 a 68.

Os destaques do jogo foram Aline Moura (com um duplo-duplo de 22 pontos e 11 rebotes) e Vitória Marcelino (19 pontos e 7 rebotes), pelo Sesi Araraquara; Tati Pacheco (18 pontos) e a cubana Ineidis Casanova (14 pontos, 5 rebotes e 7 assistências), em favor do Bax Catanduva.

João Camargo aprovou o desempenho de sua equipe. "Foi uma vitória muito importante, da maneira como foi, ou seja, com a equipe sendo consistente. Isso me deixou muito feliz, pois as atletas estavam ansiosas para estrear. O trabalho tem sido feito, mas meninas se comprometeram a elevar o nível e conseguimos realizar uma boa pré-temporada para estrearmos bem. Por fim, quero parabenizar todas as mulheres, almejando que tenham cada vez mais protagonismo”, salientou o técnico.

Na próxima rodada, o Sesi Araraquara enfrentará o Unisociesc/Blumenau em confronto marcado para o dia 19 de março, um domingo, às 17h, novamente no Ginásio do Sesi.

O formato de disputa da LBF 2023 permanece similar ao das últimas temporadas. Serão 56 jogos na fase de classificação, disputada em turno e returno, que definirão a posição de cada equipe para o chaveamento dos playoffs, com séries melhores de três jogos nas quartas de final e semifinais, subindo para até cinco partidas na série final e decisiva. Nas próximas semanas, antecedendo a competição, novas informações sobre parceiros e novidades sobre a transmissão dos jogos serão anunciadas pela LBF.

Prefeito Edinho marca presença

O prefeito Edinho marcou presença no jogo que terminou com a vitória do Sesi Araraquara sobre o Bax Catanduva e comentou sobre o projeto que já colocou o basquete feminino de Araraquara entre os maiores do país. "A parceria entre Prefeitura e Sesi para o desenvolvimento do basquete feminino continua. Agradeço muito à Roseli Gustavo, presidente da Fundesport e coordenadora dessa parceria, à secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli, e ao Alexandre Minghin, diretor do Sesi Araraquara, além de todos os que fazem parte desse trabalho. Desejo muito sucesso ao Sesi Araraquara Basquete na competição. A LBF reúne os melhores times do basquete feminino do Brasil. No ano passado, nossa cidade ficou em terceiro lugar. Vamos torcer muito para as meninas trazerem esse título", comentou.