Confira dicas para curtir a cidade (28/04 a 01/05)

Diversas atividades para toda a família estão na programação: desfile de moda, celebração do Dia da Dança, Dia do Ferroviário e a super festa do Dia Trabalhador com show de Chico César e artistas da cidade

27/04/2023 - 18h03

O final de semana prolongado tem programação gratuita para toda a família aproveitar a cidade. A programação realizada pela Prefeitura de Araraquara apresenta: desfile de moda, celebração do Dia da Dança com cursos, oficinas e apresentações; atrações no Dia do Ferroviário, além da super festa do Dia Trabalhador, com show de Chico César e artistas da cidade.

Nesta sexta-feira, 28 de abril, às 19h30, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (ao lado da Prefeitura de Araraquara) será realizado o Desfile de formatura do curso Ponto de Moda realizado no CEU das Artes, Jardim São Rafael II.

Na sexta também têm início as atividades em comemoração ao Dia da Dança. A programação do educativo, conta com “Curso de extensão para professores de Dança” e “Oficina para pesquisadores e criadores do movimento”, ambas atividades ministradas pela bailarina, professora e coreógrafa Zélia Monteiro.

O curso de extensão será realizado nos dias 28 e 29 (sexta e sábado) na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, localizada na Av. Vicente Jerônimo Freire, 22, na Vila Xavier. Os horários são: na sexta, das 15h30 às 17h30, enquanto que no sábado será das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Já a Oficina para pesquisadores será realizada no dia 30 (domingo), das 9h às 13 horas, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, localizado na Rua São Bento, 794, no Centro de Araraquara.

Ainda, na comemoração do Dia da Dança, no sábado, a partir das 19 horas, no Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oliveira, será realizada uma noite com apresentações reunindo artistas e estudantes da Dança. Estão confirmadas as participações: Escola Municipal de Dança, Oficinas Culturais, Equipe Fundesport da Melhor Idade, além de grupos, academias e artistas.

As feiras de empreendedores e artesãos também agitam o final de semana: no sábado (29) tem a Feira Pets & Veg no Parque Infantil, das 15h às 22 horas, enquanto no domingo (30) tem a GiraFeira no Parque do Basalto, das 9 às 17 horas e a feira do Dia do Ferroviário, no Museu Ferroviário, das 10h às 17 horas.

Vale destacar que a programação do Dia do Ferroviário, no domingo (30), contará com uma grande festa no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, localizado na antiga Estação Ferroviária, na região central de Araraquara. Das 10h às 17 horas, a programação gratuita apresenta: música, feira de artesãos, ferromodelismo e museu aberto.

A programação no Museu Ferroviário terá início às 10 horas com a feira de artesãos, um dos destaques na comemoração, levando a participação de artistas da cidade, com produtos diferenciados e ideais para presentear. A partir das 12h haverá uma edição especial do “Viola na Praça”, depois às 14h tem samba com Ligia Teubl e Pedro Luiz, além de visita aberta ao museu e à Sala de Ferromodelismo.

Chico César é a grande atração do Dia do Trabalhador, 1º de maio. Após os anos de pandemia, a Prefeitura e Centrais Sindicais retomam a tradicional Festa do Trabalhador, na Praça Scalamandré Sobrinho. A atividade com entrada gratuita terá início às 14h30 com brincadeiras para crianças, pipoca, algodão doce, monitores de esportes, apresentações artísticas dos Pratas da Casa, além de homenagem aos trabalhadores.

A programação de artistas da cidade apresenta: Nayara Inorro representando o sertanejo, Matte com o Rap (Hip Hop), Tocaya representando a música eletrônica (DJ), Lucy e os Astronautas com rock nacional e o Samba do Mestre Irá retratando o samba e a MPB da cidade. Os shows, com 40 minutos cada, terão início às 14h30.

Na Festa do Trabalhador, também haverá ônibus gratuito durante todo o dia e o encerramento, à noite, fica por conta do cantor e compositor Chico César, com o show “Vestido de Amor”.


Confira a programação:

 


·         Sexta-feira (28/04)

15h30 às 17h30: Dia da Dança - Curso de extensão para professores de Dança, com Zélia Monteiro

Local: EMD – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira

Mais informações:

https://www.araraquara.sp.gov. br/noticias/cultura/comemoraca o-ao-dia-internacional-da- danca-comeca-nesta-sexta-28

 

19h30: Desfile – Formatura do Projeto Ponto da Moda (curso de Design de Moda)

Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro / ao lado da Prefeitura)

 

·         Sábado (29/04)

9h às 12h e das 13h30 às 16h30: Dia da Dança - Curso de extensão para professores de Dança, com Zélia Monteiro

Local: EMD – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Av. Vicente Jerônimo Freire, 22 - Vila Xavier)

Mais informações:

https://www.araraquara.sp.gov. br/noticias/cultura/comemoraca o-ao-dia-internacional-da- danca-comeca-nesta-sexta-28

 

15h às 22h: Feira Pets & Vegs

Local: Parque Infantil

Mais informações:

https://www.araraquara.sp.gov. br/noticias/cultura/confira-as -feiras-de-empreendedores-e-ar tesaos-do-final-de-semana-dias -29-e-30

 

19h: Dia da Dança - Apresentações públicas de artistas, estudantes e escolas de Dança

Local: Teatro de Arena (Av. Adhemar Pereira de Barros, s/nº - Melhado)

Mais informações:

https://www.araraquara.sp.gov. br/noticias/cultura/comemoraca o-ao-dia-internacional-da- danca-comeca-nesta-sexta-28

 

·         Domingo (30/04)

9h às 13h: Dia da Dança - Oficina para pesquisadores e criadores do movimento, com Zélia Monteiro

Local: Palacete das Rosas (Rua S. Bento, 794 – Centro / ao lado da prefeitura)

Mais informações:

https://www.araraquara.sp.gov. br/noticias/cultura/comemoraca o-ao-dia-internacional-da- danca-comeca-nesta-sexta-28

 

10h às 17h: Dia do Ferroviário

Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo

Mais informações:

https://www.araraquara.sp.gov. br/noticias/cultura/dia-do-fer roviario-domingo-30-tem-festa- no-museu-ferroviario-1

 

9 às 17h: GiraFeira

Local: Parque Natural Municipal do Basalto

Mais informações:

https://www.araraquara.sp.gov. br/noticias/cultura/confira-as -feiras-de-empreendedores-e-ar tesaos-do-final-de-semana-dias -29-e-30

 

·         Segunda (01/05)

14h30: Festa do Trabalhador + show Chico César

Local: Praça Scalamandré Sobrinho

Mais informações:

https://www.araraquara.sp.gov. br/noticias/cultura/araraquara -tera-chico-cesar-em- homenagem-ao-dia-do-trabalhador

https://www.araraquara.sp.gov. br/noticias/cultura/confira-as -atracoes-musicais-da-festa-do -trabalhador

 

E mais:

- Inscrições abertas para 20º Território da Arte de Araraquara até 11 de maio

Mais informações:

https://www.araraquara.sp.gov. br/noticias/cultura/cultura-ab re-inscricoes-para-o-20-territ orio-da-arte-de-araraquara