Território da Arte de Araraquara chega a 20º edição com abertura neste sábado (27) na Biblioteca Municipal

Edição apresenta temática livre “para entender e enxergar o processo de criação dos artistas”

24/05/2023 - 19h13

O 20º Território da Arte de Araraquara terá seu lançamento realizado neste sábado, 27 de maio, às 19 horas, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, com entrada gratuita a todos interessados. A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundart, realiza o evento de Artes Visuais com temática livre.

Nesta edição, nenhum tema foi destacado a fim de orientar a composição do evento. “O Território esse ano não teve um tema específico e a nossa intenção foi preservar a voz dos artistas, o processo criativo deles e a escolha de seus assuntos de interesse. Assim, o edital não exigiu que mandassem um portfólio que tivesse de acordo ‘obras temáticas’. A gente queria entender, enxergar o processo de criação deles, a pesquisa pessoal deles”, justifica Pedro Lorenzetti, curador desta edição que, juntamente com Marcus Braga (diretor de arte) e Tarcísio Almeida (conselheiro de curadoria) formam o corpo curatorial do Território da Arte de Araraquara 2023. A equipe conta com produção de Denise Zakaib e Marília S. Santiago, sendo a coordenação educativa de Paulo Lorenzeti, com os educadores: Ana Júlia Cavalheiro, Ceci, Nathiele e Victor Leandro.

O edital de premiação selecionou 10 artistas de todo o país para uma exposição coletiva na Biblioteca Municipal Mário de Andrade: Tauan Gon, Bill Or, Céu Isatto, Isabela Jaha, Idris Galvão, Tales Macedo, Iwintolá, Desiree Feldmann, Flávia Ventura e Breno de Sant'anna.

Também, uma das novidades do edital 2023, é o “Ateliê Aberto” que selecionou dois artistas residentes em Araraquara para a condução de dois ateliês abertos, em equipamentos públicos do município: Liz Under e Rafael Lopes. ”No Ateliê Aberto, os artistas selecionados vão propor para o público: a forma deles de criação, para que o público experimente o que eles fazem, como eles trabalham”, define Lorenzetti.

Cada artista selecionado para a exposição coletiva será contemplado com um prêmio no valor de R$ 1.500,00; já para os ateliês abertos, cada artista recebe um prêmio no valor de R$ 3.900,000.

Na cerimônia de abertura neste sábado será inaugurada a exposição coletiva na Biblioteca Municipal, assim como apresentada a equipe de produção do evento e os artistas premiados, e a proposta do evento. A Biblioteca Municipal Mário de Andrade está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara.

 

SERVIÇO:

Abertura do 20º Território da Arte de Araraquara

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

Data: sábado (27 de maio)

Horário: 19 horas

 

Grátis

Galeria de Fotos