27/04/2011 - 02h17
A Junta de Serviço Militar de Araraquara está recebendo até a próxima sexta-feira, (29), o alistamento de jovens do sexo masculino nascidos no ano de 1993 ou em anos anteriores,que ainda não se alistaram ao Serviço Militar.
A obrigatoriedade do serviço militar foi instituída no Brasil, por lei, no ano de 1908, quando começou a se reorganizar o setor já durante a República. Antes disso, ainda no período do Império, o Serviço Militar no Brasil era forçado.
Naquele tempo, a legislação determinava que o recrutamento fosse realizado por meio de sorteio. De lá para cá, uma série de leis e decretos sobre o assunto entraram em vigor até que, em agosto de 1964, foi promulgada a Lei do Serviço Militar, válida até hoje.
O referido serviço tem por finalidade a formação de reservas destinadas a atender as necessidades de pessoal das Forças Armadas, no que se refere aos encargos relacionados com a Defesa Nacional, em caso de mobilização.
Responsável pela Delegacia do Serviço Militar na cidade, o Subtenente Drumond, lembra que todo cidadão brasileiro deve se apresentar para efetuar o alistamento militar no ano em que completar 18 anos. O período de alistamento este ano começou no dia 1º de janeiro e termina, como dito acima, no dia 29 de abril.
Drumond explica que caso o jovem não se alistar até a próxima sexta-feira (29), além de pagar multa, só poderá participar da Comissão de Seleção do ano de 2012, atrasando sua documentação e criando dificuldades em obter emprego com carteira assinada, emissão de passaportes, entre outras restrições.
A seleção, de acordo com o delegado, é realizada em etapas. A primeira delas é o alistamento propriamente dito, quando os inscritos recebem o certificado e a data em que devem se apresentar para a seleção, que costuma ocorrer entre julho e outubro. Nesta fase, grande parte dos alistados meses antes é dispensada aleatoriamente e obtém o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
Aqueles que continuam no processo seletivo são submetidos a exames físico, cultural, psicológico e moral. No momento seguinte, com base nos resultados dos testes, outra parte dos inscritos é liberada, no chamado excesso de contingente. Seis meses depois, acontece, finalmente, a última fase da seleção, quando os jovens passam novamente por exames. Dentre os que continuam aptos ao serviço, são selecionados aqueles cujos perfis são mais adequados às funções que deverão cumprir no TG ou no Quartel.
Segundo o delegado, o efetivo militar brasileiro, proporcionalmente à sua população, é um dos menores do mundo. Em 2010, dos 1.658.880 jovens que se alistaram, aproximadamente 73.200 (4,5%) foram de fato incorporados a alguma organização militar.
Em Araraquara, para se alistar, é necessário que o jovem compareça a sede da 4ª Delegacia do Serviço Militar, localizada na Avenida São Paulo, 502, Centro, ao lado da Igreja Matriz de São Bento, munido de RG ou certidão de nascimento, duas fotos 3/4 (com paletó e gravata) e comprovante de água e luz. Para mais esclarecimentos, o telefone de contato da Delegacia Militar é o 3333-4936.