Marcelo destina Imposto de Renda ao Comcriar

Contribuinte pode realizar destinação até esta quinta-feira (29)

29/12/2011 - 02h13

O prefeito Marcelo Barbieri destinou nessa quarta-feira (28) parte do seu Imposto de Renda (IR) ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara (Comcriar). 
Marcelo aderiu à campanha encabeçada pelo órgão que visa sensibilizar os empresários e a população em geral quanto à destinação do IR a entidades assistenciais que desenvolvem projetos em favor da infância e da adolescência no município.
O vereador Elias Chediek também compareceu à agência do Banco do Brasil e contribuiu para a campanha do Comcriar. A destinação de parte do IR pode ser realizada até esta quinta-feira (29).
“A cidade tem um grande potencial de destinação de IR. Para alcançarmos um valor mais expressivo é preciso conscientizar a população sobre esse mecanismo”, defende o prefeito.
Pessoas físicas que entregam a declaração pelo modelo completo podem deduzir até 6% do IR devido. Para definir este valor, basta se basear na ultima declaração apresentada. Já as pessoas jurídicas (empresários) podem contribuir com 1%, desde que sejam tributadas pelo lucro real. O valor mínimo da destinação é de R$ 10.
O Comcriar criou o site www.comcriar.com.br para atrair mais contribuintes. Nele, é possível preencher o formulário com os dados do contribuinte e o valor a ser destinado.
O boleto pode ser impresso e o recolhimento feito em qualquer agência da rede bancária, casas lotéricas ou pela internet. É recomendado guardar a primeira via do boleto, uma vez que o valor será lançado na declaração de renda a ser apresentada no próximo ano.
Em 2010, foram destinados às entidades cerca de R$ 500 mil, mas a expectativa para 2011, agora com o site do Comcriar, é que o índice de destinações cresça 40%.