Prefeito recebe senador Aloysio Nunes em Araraquara

Visita reforça solicitação dos assentados do Bela Vista pela titulação das terras onde produzem

13/01/2012 - 03h13

A convite do prefeito Marcelo Barbieri, o senador Aloysio Nunes estará em Araraquara nesta sexta-feira (13). O senador chega à cidade às 10h30 e será recepcionado pelo prefeito no Paço Municipal. Na sequência, seguirão juntos para o assentamento Bela Vista. 
A visita tem como objetivo reforçar a solicitação do prefeito para que os assentados possam ter a titulação de suas terras. Isso significa a regularização dos lotes para que possam ser entregues aos moradores. Essa medida visa aumentar a produção e garantir o sustento das mais de 180 famílias que vivem no local.
Em junho de 2011, Marcelo esteve em Brasília, acompanhado do senador Aloysio Nunes e 44 assentados, onde fez a solicitação ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. 
“A Prefeitura tem uma forte ligação com os assentamentos, pois incentiva a agricultura familiar. As famílias têm capacidade de produção e são justas as reivindicações dos assentados de ter a posse das propriedades”, defende o prefeito. 
Araraquara é uma das cidades do Estado de São Paulo que mais compram hortifrutis dos assentados para distribuição a entidades sociais e ao Restaurante Popular, dentro do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), do Governo Federal. 
No ano passado, o prefeito Marcelo entregou uma creche no Bela Vista, dando condições para que as mulheres pudessem auxiliar na produção com a tranquilidade de deixar seus filhos em um local de qualidade. Uma unidade semelhante também foi construída no Assentamento Monte Alegre.
A Prefeitura também investiu em equipamentos de informática e implantou internet banda larga na escola. Entre as melhorias feitas pelo governo desde 2009 estão a reforma da unidade de saúde; construção de vestiários e recuperação do Centro Esportivo e iluminação. O assentamento também deve receber o primeiro CRAS Rural (Centro de Referência da Assistência Social), que já está em processo de licitação.

História 

O assentamento Bela Vista teve início em 1988. Nos anos de 1990, no governo Orestes Quércia, foi desapropriado e repassado ao INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Após mais de 20 anos de produção, os assentados lutam para conseguir a titulação das terras e o direito de plantar cana-de-açúcar.

INCRA 

Na tarde dessa quinta-feira (12), o prefeito Marcelo Barbieri esteve com o superintendente regional do INCRA, José Baccarin, reforçando o pedido de regularização dos lotes e buscando autorização para realizar benfeitorias no assentamento, como um centro de armazenagem de produtos.