Vereadores recebem projeto para criação da Câmara dos Estudantes

Parlamentares acataram sugestão do presidente do Conselho Municipal da Juventude

19/01/2012 - 03h08

Os vereadores Elias Chediek Neto (PMDB), João Farias (PRB) e Serginho Gonçalves (PMDB) trabalharão para a criação da ‘Câmara dos Estudantes’ em Araraquara. Eles acataram sugestão de Iago Tavares, presidente do Conselho Municipal da Juventude (Comjuve), em reunião realizada na manhã de quarta-feira, 18 de janeiro. 
Tavares apresentou aos vereadores um projeto que servirá de base para a futura ‘Câmara dos Estudantes’. A proposta prevê eleições em março e a posse em abril, durante sessão extraordinária a ser realizada na Câmara Municipal. O mandato expira em 30 de novembro do mesmo ano. 
Os representantes eleitos terão ainda a responsabilidade de apresentar e defender os principais interesses juvenis. A ideia, segundo Tavares é aproximar os estudantes das questões políticas do município, por meio de eleições envolvendo alunos do ensino fundamental e médio, “para que assim possam vivenciar o processo democrático e o exercício da cidadania”.
De acordo com o presidente do Comjuve, “pretendemos tornar o projeto permanente, além de fortalecer a preparação política dos jovens e prepará-los para serem futuros governantes”. Chediek afirma que “o projeto é o aperfeiçoamento da Lei Municipal nº 6.647/2007, mais sólida e que define responsabilidades para diversos setores”. Para o parlamentar, “será uma mão de duas vias, uma forma dos jovens contribuírem com a Câmara Municipal e participarem efetivamente nas questões políticas do município, além de nós vereadores podermos ter um diálogo mais franco e direto com nossos jovens”.