Edinho ressalta potencial do interior em reunião com presidente da Hyundai

01/02/2012 - 03h00

O deputado estadual e presidente do PT do estado de São Paulo, Edinho Silva, visitou nesta segunda-feira, dia 31, a fábrica da montadora sul-coreana Hyundai, localizada na cidade de Piracicaba. A unidade, que recebeu USD 600 milhões de investimento (equivale a R$ 1 bilhão), deve entrar em funcionamento ainda em 2012, segundo expectativas da diretoria.
Edinho foi recebido pelo presidente Seong Bae Kim e, a seu convite, fez uma palestra sobre o desenvolvimento econômico do estado de São Paulo, destacando o potencial produtivo do interior. Acompanharam a reunião o Diretor Executivo de Administração, Eui Hwan Jin e Ricardo Augusto Martins, gerente de Assuntos Corporativos. 
O parlamentou falou sobre a capacidade de produção das cidades do interior paulista pela formação de mão-de-obra, logística privilegiada, acúmulo em pesquisas pelas suas universidades e, principalmente, a qualidade de vida. 
Durante a reunião, Edinho ressaltou as principais mudanças na economia no último período devido o forte investimento na infraestrutura urbana, logística e de saneamento proporcionadas por programas dos Governos Lula e Dilma como o PAC. Atualmente as cidades do interior paulista respondem por 44% da riqueza produzida em São Paulo com um PIB de US$ 135,9 bilhões (2009). Também é no interior que se concentra um dos principais pólos High Tech do Brasil, com cerca de ¼ de toda produção científica nacional, além de ser conhecida pelas suas universidades.  
Após a palestra, Edinho percorreu a fábrica junto com a diretoria e conheceu sua estrutura, o processo de produção, os cuidados com a preservação do meio ambiente e outras inovações que a Hyundai está trazendo para o Brasil. “A empresa tem aplicado avançadas tecnologias, buscando uma fábrica ecologicamente correta, sem poluição e com monitoramento ambiental de todo seu entorno. Um grande diferencial, com certeza”, disse Edinho. Segundo ele, a chegada da Hyundai em Piracicaba já altera o cotidiano da cidade e todo interior paulista. “É um mega investimento que traz alterações significativas e extremamente positivas na economia paulista pela expectativa de geração de emprego e aumento no fluxo de atividades como comércio, construção civil e, principalmente de serviços”, explicou. 


Polo automotivo

Com um projeto ambicioso, a Hyundai deve trazer, como é usual em grandes montadoras, alguns fornecedores para o Brasil. Todas essas empresas juntas vão formar um moderno Polo Automotivo, ocupando uma área de cerca de 1,3 milhão de metros quadrados. Serão em torno de cinco mil empregos gerados em todas as empresas (cerca de 20 mil empregos indiretos) – dois mil empregos apenas na montadora coreana. 
Com a planta de Piracicaba, o Brasil passa a ser o oitavo País a contar com uma unidade da montadora. Os outros são: Estados Unidos, Rússia, China, República Tcheca, Turquia, Índia, além da própria Coreia. A fábrica de Goiás, atribuída à empresa coreana, pertence ao grupo Caoa, responsável pela revenda da marca no Brasil.
O primeiro dos três carros produzidos pela Hyundai de Piracicaba será o hatch HB.
Desenvolvido especialmente para o Brasil, o hatch deve disputar de frente com modelos populares. Serão três versões: Hatch, Sedã e Estilo Aventureiro. A previsão é que, ainda no primeiro semestre de 2012, todos os colaboradores estejam trabalhando na fábrica (hoje estão em um escritório provisório na cidade) e comece o tryout da produção do HB, para testar equipamentos e processos. A produção em massa começa em novembro de 2012.