EMEFS de Araraquara se preparam para volta às aulas nesta segunda-feira (6)

Secretário da Educação realizou vistorias para garantir bom regresso aos alunos

01/02/2012 - 03h03

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Araraquara estão prontas para receber os alunos matriculados na rede, que voltam das férias na segunda-feira (6). Cerca de 8000 estudantes devem retomar, ou iniciar, as atividades escolares do ano letivo de 2012 nas 14 unidades que atendem a modalidade do ensino regular do Município.  
De acordo com o secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), além das intervenções estruturais feitas neste período, as escolas puderam se organizar quanto à distribuição das salas e horários de aula, e na preparação do material didático do SESI, que será entregue aos estudantes na primeira semana de aula.
“Neste ano, a pedido do prefeito Marcelo Barbieri, tivemos o cuidado de separar antecipadamente todo o material do Sistema SESI que será distribuído gratuitamente aos alunos que já estão conosco desde o ano passado, assim como os que ingressaram na rede municipal em 2012”, falou o secretário. 
“Além disso, realizamos diversas intervenções corretivas e preventivas nas unidades durante este período de férias, para que o aluno tenha um inicio de ano tranqüilo”, acrescentou Nino. 


Educação Infantil


O inicio do ano letivo para alunos parciais da Educação Infantil será no próximo dia 13 de fevereiro, com exceção nas unidades que estão recebendo grandes obras de reforma e ampliação, onde o retorno das aulas está previsto para inicio de março. Os alunos integrais, filhos de mães trabalhadoras, estão sendo atendidos normalmente.
Já no Programa de Educação Complementar, as aulas iniciam no dia 1° de março. 


Merenda


Para incrementar a merenda oferecida nas unidades escolares, a Secretaria Municipal da Agricultura anunciou, com a troca dos fornecedores dos gêneros alimentícios, a inclusão de diversos itens no cardápio nutricional, entre eles peixe e almôndega. 
Segundo explica o secretário interino da Agricultura, Célio Dória, os novos menus, elaborados pela equipe de nutricionistas da Pasta, foram pensados individualmente para atender às diferentes modalidades de ensino. 
Os cardápios dos CERs foram feitos para bebês e crianças pequenas, diferente da merenda dos alunos maiores, que estudam nas EMEFs e na Educação Complementar, que já estão em outra fase de desenvolvimento. Nosso objetivo é de que até meados de março as escolas receberam também o suco de polpa natural, que será produzido na própria secretaria”, anunciou Célio.
Na nova unidade de Ensino Integral do Município também houve adequações.
“Como lá os alunos entram cedo e só saem no fim da tarde, a alimentação tem que ser diferenciada”, destacou o secretário interino. 
“Vale lembrar que todos os cardápios seguem o padrão nutricional elaborado sempre pensando no melhor para o aluno, composto por frutas, verduras, legumes, carne, leite e cereais diversos. Além disso, todas as merendeiras receberão, até o dia 3, a capacitação para o armazenamento e preparo correto dos alimentos”, finalizou Célio.