Chediek pede no encontro a ampliação do acompanhamento dos atos da administração pública
15/02/2012 - 01h52
A Prefeitura de Araraquara realizou nesta terça-feira, dia 14, a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, em evento ocorrido no Centro Internacional de Convenção, no CEAR. O vereador Elias Chediek (PMDB) representou a Câmara Municipal na solenidade de abertura do encontro, que vai definir os delegados que representarão a cidade nas etapas estadual e nacional, e visa a construção do “Plano Nacional de Políticas de Transparência e Controle Social” para tornar a gestão pública ainda mais eficiente e democrática.
Em seu momento de pronunciamento, Chediek destacou que a construção de uma nação democrática exige a existência de ferramentas que permitam o acesso fácil às informações da administração pública. “Essa é a essência da transparência pública. É preciso cada vez mais que ocorra a implantação de mecanismos que deem acesso às informações e permitam o acompanhamento e controle sobre os atos da administração pública”, relatou Chediek.
O Prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) encerrou a abertura solene do encontro lembrando que Araraquara faz se esforço para estar à frente do que determinam as regras para o setor. “Implantamos o portal da transparência no site da Prefeitura bem antes do prazo que determinava a lei. Acredito muito que este dispositivo fortalece os objetivos daquilo pelo qual muito lutamos durante nossas militâncias de juventude, e agora em cargos públicos: a conquista da democracia. E para ser plena precisamos também fortalecer este processo”, concluiu. Ocuparam ainda a mesa de abertura, o presidente da OAB em Araraquara, Dr João Luiz Ultramari, e os secretários, da Administração, Delorges Mano, e do governo, Luiz Zacarelli Cunha.
A primeira palestra da manhã coube ao Dr. Gustavo Ungaro, advogado, presidente da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo. Na sociedade civil é Conselheiro do Instituto São Paulo Contra a Violência e Membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo. A outra palestra da manhã Fo do coordenador executivo de Administração da Prefeitura de Araraquara, Dr. Paulo Dimas.
No período da tarde, os participantes foram divididos em grupos de discussão e abordaram os quatro eixos norteadores da Conferência: Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção. Foram escolhidos também os delegados que representarão Araraquara na conferência estadual.